Os engenheiros interessados em participar do concurso do Instituto Militar de Engenharia (IME) do Exército, sediado no Rio de Janeiro/RJ, têm até o dia 6 de setembro para realizar as inscrições, no site do IME (www.ime.eb.br). A taxa por candidato é de R$ 110.

O certame oferece cinco vagas na área de Engenharia de Fortificação e Construção (Engenharia Civil).

Os candidatos deverão possuir, no ato da matrícula, que será realizada no dia 5 de fevereiro de 2018, graduação em engenharia e, no máximo, 26 anos de idade. A remuneração inicial para quem está iniciando a carreira nessa cargo no Exército é de R$ 7.796.

A avaliação escrita, que será realizada no dia 25 de outubro, terá uma prova de conhecimentos específicos. Já as duas provas mistas, uma de português e outra de inglês, serão aplicadas no dia 26 de outubro.

Os exames poderão ser feitos em Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Juiz de Fora (MG), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São José dos Campos (SP), São Paulo (SP) e Vila Velha (ES).

Já as outras etapas, ainda seguindo o edital, devem ocorrer apenas no Rio de Janeiro. Nesta fase, os candidatos serão submetidos à inspeção de saúde e exame de aptidão física. As datas ainda não foram definidas.

Os aprovados para as cinco vagas irão fazer o curso de formação no IME, com duração de um ano letivo. Após isso, já no posto de primeiro-tenente, os militares estarão aptos para servir ao Exército em todo território nacional.