Desde maio o diretório Central dos Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (DCE/IFTO) lançou uma campanha virtual nas redes sociais que se junta a outras iniciativas de alunos, professores e da própria instituição para cobrar da prefeitura de Palmas, a construção de uma faixa elevada -  lombofaixa – na LO-05 em frente ao instituto. 
 
Francisco Alisson Saraiva Vargas, presidente do grêmio estudantil, explica a importância da obra. “O trânsito ali é intenso, principalmente na hora do rush, justamente quando os estudantes estão chegando ou indo embora. Muitos motoristas não têm respeito nenhum, ignoram a presença dos estudantes na faixa ou passam em alta velocidade”, reclama.
 
Segundo ele, a situação é pior durante o período chuvoso. “Na temporada de chuvas o problema é maior. A faixa fica só a poça de água, chega a bater na canela. Alunos que precisam transitar entre os lados do ponto de ônibus sofrem bastante”.
 
A demanda se arrasta há pelo menos dois anos e ainda não tem data para acabar. Mas ao menos a prefeitura já concluiu a licitação iniciada em 2019, pela Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, que escolheu a empresa EHL (Eletro Hidro), pelo valor de R$ 1.072 milhão. A empresa irá construir faixas elevadas e ondulações transversais, com sinalização horizontal e vertical, e piso tátil.
 
A lombofaixa do IFTO faz parte de um pacote com 20 faixas elevadas de concreto armado, 40 faixas elevadas de concreto simples, 25 lombadas de concreto tipo A; 50 lombadas de concreto tipo B; 25 lombadas de concreto betuminoso tipo A e 25 lombadas de concreto betuminoso tipo B, todas com 7 metros de comprimento.
 
Em nota, a prefeitura de Palmas afirma que aos poucos as atividades [da gestão] estão sendo retomadas, e incluem as construções das faixas elevadas. A gestão confirma ter recebido a demanda dos estudantes, cita inclusive o Ofício Nº 114/2020/PAL/REI/IFTO com o pedido, e afirma que ainda realiza “o estudo de engenharia para a implantação dessa faixa”.
 
Segundo a nota, a Resolução CONTRAN 738/2018, em seu artigo 5º é necessário esse estudo para indicar a viabilidade da implantação da faixa elevada em vias arteriais, como é o caso da
Avenida LO-05. “A partir disso, deverão ser executadas pelo contrato advindo da licitação acima mencionada. Entretanto, as obras serão devidamente anunciadas pela Prefeitura de Palmas”.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

PREFEITA CINTHIA, CADÊ A FAIXA ELEVADA PROMETIDA? O Diretório Central dos Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Toantins (DCE/IFTO) vem a público lançar sua campanha virtual para cobrar a construção de uma faixa elevada (lombofaixa) prometida pela Prefeitura e tão aguardada até então pela comunidade acadêmica do IFTO - Campus Palmas. Durante os meses de Fevereiro e Março deste ano, realizamos um abaixo-assinado que contou com a adesão de diversas assinaturas, demonstrando o interesse e a necessidade extrema de se ter uma faixa elevada em frente ao Instituto, mais especificamente, na Av. LO-05, com o objetivo de proporcionar maior conforto e segurança aos pedestres. No dia 10 de Março aconteceu também uma reunião da gestão do campus no gabinete da Prefeita na qual foram apresentadas demandas estudantis e onde foi feita a promessa de execução desse serviço ainda neste ano de 2020. Recentemente tivemos a publicação do Decreto nº 1.880 na capital que dispôs sobre a retomada das atividades de Construção Civil e temos hoje que muitas obras de infraestrutura estão acontecendo em pleno vapor na cidade mesmo em meio a pandemia. Entendemos que a prioridade do momento é proteger e salvar vidas das pessoas vítimas da Covid-19, todavia consideramos também como fundamental o cumprimento das promessas políticas feitas aos cidadãos palmenses! Por isso, pedimos à Prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) que se sensibilize com essa causa e cumpra com a sua palavra dando uma resposta o quanto antes aos estudantes do IFTO. Nos ajude a cobrar também, compartilhe essa campanha e divulgue, nos marcando no stories do Instagram @dce_ifto e pressionando no perfil cinthia__ribeiro e @cidadepalmas Além da reunião, o pedido também foi protocolado na Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana. #FaixaElevadaNoIFTO

Uma publicação compartilhada por DCE | IFTO (@dce_ifto) em