Os estudantes da Escola Estadual Nossa Senhora da Providência, em Miranorte, distante a 100 km de Palmas, serão realocados no Centro de Ensino Médio (CEM) Rui Brasil e na Escola Municipal Antônio Pereira de Sousa, a partir da próxima quinta-feira, 28. De acordo com o Estado, todas as medidas para garantir a transição estão sendo tomadas pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). A medida foi tomada depois que a Justiça determinou, no último dia 15, que o Estado transfirisse 13 turmas da unidade escolar para um espaço adequado em um prazo de dez dias. Ao todo, mais de 600 alunos serão transferidos

De acordo com a secretaria, ao longo da semana, uma equipe técnica formada por profissionais de diferentes setores da pasta se dirigiu ao município para verificar in loco as alternativas disponíveis para transferência dos estudantes. O primeiro passo, conforme a gestão, foi encontrar um espaço físico adequado, que pudesse alocar a todos os alunos num mesmo prédio. Diante da  indisponibilidade de prédios para locação com capacidade para atender à demanda, a equipe buscou parceria com a Rede Municipal de Ensino e com o CEM Rui Brasil.

Escola

A Escola Estadual Nossa Senhora da Providência oferta anos finais do ensino fundamental regular (6° ao 8° ano) a 633 alunos, distribuídos em 20 turmas, sendo seis do 6° ano, sete do 7° e sete do 8°. Após os estudos acerca da disponibilidade dos espaços, nesta segunda-feira, 25, a Secretaria terá definida a distribuição das turmas entre as duas escolas  parceiras.

A gestora da Seduc, professora Adriana Aguiar, reforçou que as soluções adotadas têm caráter provisório. Conforme ela, o objetivo da é retomar e concluir as obras da Escola Padrão, iniciadas ainda em 2010, localizada ao lado do CEM Rui Brasil. "Todo este esforço é voltado para entregar o prédio à comunidade o mais rápido possível", frisou.

Entenda

Risco iminente de incêndio, de desabamento, além de outros incidentes decorrentes da precariedade da estrutura elétrica, do telhado, das janelas, que possuem inúmeros vidros, esses e outros problemas fazem parte do dia a dia de alunos do Colégio Nossa Senhora da Providência. E devido o desgaste da estrutura, o juiz Cledson José Dias Nunes, determinou que o Estado transferisse 13 turmas da unidade escolar para um espaço adequado em dez dias.