A cobrança do estacionamento rotativo na Capital estará de volta a partir do dia 13 de dezembro e desde a última segunda-feira, 3, o serviço já passa por adaptação. Após mais de um ano de suspensão do serviço pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), o estacionamento será gerenciado pela Infosolo Informática, contratada pela Prefeitura de Palmas desde 2014.

Conforme informado pela TV Anhanguera, o Ministério Público de Contas questionou à Prefeitura de Palmas porque aceitou a volta da cobrança antes da finalização do processo relacionado à suspensão do serviço que está no TCE, devido a uma série de irregularidades apontadas pelo órgão.  

Conforme a empresa, o estacionamento rotativo contará com um sistema responsável pelo gerenciamento de estacionamentos em 36 cidades do País, o que pode deixar as operações mais simples. Além disso, com o sistema digital, os parquímetros e talões deixarão de ser utilizados.

Após reestruturação para seguir as recomendações do TCE, a Infosolo disse que haverá 25 totens, 70 monitores e mais 25 pontos de vendas espalhados em locais estratégicos em bolsões nas zonas azul e verde.

A empresa será responsável pela operação em cerca de 5.000 vagas nas zonas azuis e verdes na Capital.

A volta do estacionamento foi possibilitada, segundo a empresa, por haver dois recursos contra a suspensão em andamento.  Nesse contexto, a Prefeitura disse apenas que o processo está no TCE para parecer sobre sua legalidade.

Funcionamento

Nas áreas de estacionamento funcionará de segunda à segunda à sexta de 08 às 18 horas e aos sábados de 08 ao meio-dia. Para a compra de créditos serão aceitos pagamentos em dinheiro, cartões de crédito e débito.

Outra novidade informada pela Empresa é a possibilidade de carregar crédito na placa de determinado veículo antecipadamente. Basta o monitor escanear a placa e constatar o crédito, sendo debitada a fração mínima a cada 30 minutos. “Ao todo teremos 110 pontos de pagamento, com uma média de 1 para cada 50 vagas", explicou o gerente operacional em Palmas, Fernando Miranda.

TPU

A TPU é uma tarifa aplicada sempre que constatada o não pagamento pela vaga de forma antecipada, sendo uma tarifa diferenciada para o usuário que preferir pagar posteriormente. Nesta etapa, o TPU voltará a ser aplicado para aqueles que não efetuarem o pagamento de forma antecipada.

No entanto, quando o usuário possuir mais de quatro TPU’s inadimplentes, poderá ser autuado pela autoridade de trânsito local.

Teste

Entre os dias 3 a 13 de dezembro, os usuários poderão iniciar os testes com o sistema para se familiarizar e tirar dúvidas.  

Valores (informado pela Infosolo Informática)

Automóveis, camionetes, pick-up, caminhões e triciclos

R$ 1: até 30 minutos;

R$ 2: até 60 minutos;

R$ 4: até 120 minutos;

R$ 5: até 240 minutos (valor válido somente para zona verde).

Motocicletas

R$0,75: até 30 minutos;

R$1,50: até 60 minutos;

R$2,25 até 120 minutos;

R$3,75 até 240 minutos.