A Escola Superior de Gestão Penitenciária e Prisional (Esgepen-TO) foi inaugurada na tarde desta terça-feira, 16, pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju). A instituição vai funcionar na Quadra 103 Sul, SO 05, Lote 22, em Palmas e vai atender os servidores públicos que atuam no sistema penitenciário do Tocantins, qualificando por meio da oferta de formação, conhecimentos, métodos e técnicas de trabalhos adequados ao exercício da função.

Conforme a Seciju, o espaço conta com salas para cursos práticos, com equipamentos de treinamento, e também salas apropriadas para aulas teóricas, um laboratório de informática, além de área de convivência dos alunos e salas administrativas. “O trabalho Esgepen funcionará com cursos de formação inicial para os cargos efetivos e temporários do Sistema Penitenciário (Sispen), alguns em parceria com órgãos federais, estaduais e municipais, bem como instituições de ensino superior”, informou o gerente da escola Daniel Rodrigo Araújo.

O gestor explicou que a Esgepen também oferecerá cursos de aperfeiçoamento para preparar os servidores para os cargos de direção, chefia ou assessoramento. “Também serão ofertados cursos de pós-graduação nas áreas de Ciências Jurídicas, Administrativa e Ciências Sociais. Essa escola é um anseio antigo”, finalizou Araújo.