O Centro de Atenção à Criança Girassol de Tempo Integral (Caic), em Palmas, foi uma das escolas da rede estadual que obteve uma das maiores pontuações no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A escola tinha a meta que chegar a 6.1 e alcançou 7.7, no 5º ano do ensino fundamental, disparando na frente da meta para a rede estadual e também a nacional de 5.6.

De acordo com a diretora da escola, Marisa Aparecida Alves dos Santos, a dinâmica da unidade é diferenciada e por isso o resultado era esperado. Ações são realizadas rotineiramente e os servidores fazem autoavaliações periódicas. “Na nossa escola, a melhoria da qualidade do ensino começa na portaria, com a recepção dos alunos, até a sala de aula. Cada dia há um professor e uma turma responsáveis por receberem os alunos e a temática da recepção sempre varia”, explicou a diretora.

A escola conta também com contextualização de conteúdos de acordo com a realidade familiar e da comunidade dos alunos, além de aulas práticas.

Apesar do destaque da Caic, as escolas públicas e privadas do Tocantins ainda estão, no geral, abaixo da meta. O Estado conseguiu cumprir a meta estabelecida pelo Ministério da Educação apenas nos primeiros anos do ensino fundamental, chegando a 5,6, quando a meta era de 5,2. A situação mais crítica é no Ensino Médio do Estado, no qual a média saiu de 3,4 para 3,4, no entanto e projeção era chegar aos 4,4.

Ideb

O Ideb mede a qualidade da aprendizagem da educação brasileira. O Índice das escolas e das redes de ensino varia numa escala de zero a dez e representa um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da educação. O Ideb é calculado tendo como base componentes como a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Ministério da Educação traça metas para cada uma das escolas, para os municípios, estados e para a federação.