Em um vídeo disponibilizado nas redes sociais, a Polícia Civil alerta sobre o perigo de golpes aplicados em beneficiários do auxílio emergencial do Governo Federal no valor de R$ 600,00. O delegado Wlademir Mota Costa de Oliveira fala sobre o modo como os estelionatários costumam agir e dá dicas de como evitar cair neste tipo de golpe.

Conforme o relato do delegado, as pessoas que já se tornaram vítimas e tiveram o auxílio subtraído relatam à Polícia em denúncias que os golpistas se passam por representantes de empresas de crédito e prometem empréstimos ou até mesmo a antecipação do benefício. Os autores dos golpes solicitam das vítimas via aplicativo dados bancários e números de documentos pessoais.

A partir destes dados, os criminosos, junto com senhas de cartões bancários, acessam as contas da vítimas e sacam o dinheiro do auxílio emergencial. A Polícia Civil ainda alerta que com os dados fornecidos, os golpistas podem ainda  realizar empréstimos nos nomes dos titulares das contas e causar um prejuízo ainda maior.

No vídeo, o delegado alerta a população, em especial os beneficiários do auxílio, que fique atenta e não entregue dados pessoais e, principalmente, senhas bancárias a desconhecidos. Além de sempre utilizar os canais oficiais do banco da Caixa Econômica Federal, que realiza os pagamentos do auxílio emergencial.

"Se você receber qualquer tipo de mensagem solicitando fornecimento de dados, não efetue essa ação antes de saber de quem se trata e, se possível, procure falar pessoalmente com essa pessoa para que evitar perder o dinheiro do auxílio e não cair nesse tipo de golpe", afirmou. Veja na iíntegra o vídeo publicado nas redes sociais da Secretaria de Segurança Público (SSP):

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Em caso de ato suspeito, faça o registro de Boletins de Ocorrência (BO) pela internet através da Delegacia Virtual. 💻

Uma publicação compartilhada por Sec. da Segurança Pública - TO (@ssptocantins) em