Apenas no mês de outubro, o Tocantins registrou 788.150 descargas atmosféricas, quase o dobro do mesmo período do ano passado, quando foram 383.874 raios registrados. Os dados são do monitoramento realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) repassados pela Energisa, empresa responsável pelo abastecimento de energia elétrica no Estado. 

Esse crescimento registrado no mês passado também ocorreu no número de descargas anual. Os casos dos dez primeiros meses deste ano, já passaram os números de todo o ano passado. Em 2020, o Estado somou 2.533.330 raios e, de janeiro a outubro de 2021, 2.629.696 descargas atmosféricas foram registradas. No mesmo período de dez meses do ano passado, o registro tinha sido de 1498.369 descargas atmosféricas, aumento de 175%.

Com base nos dados, a Energisa lembra que durante os temporais, as descargas podem entrar nas residências através de cerca elétrica e antenas e causar prejuízos. Também são frequentes os casos de quedas de árvores, deslizamento de terras e objetos que são lançados sobre a rede elétrica, que podem causar o rompimento de cabos de energia e tombamento de postes, provocando interrupção no fornecimento de energia.

Em 15 de outubro, chuvas com fortes rajadas de vento causaram o tombamento de 24 postes entre Palmas e Porto Nacional, segundo a Energisa.