Em um mês, a força-tarefa de Gurupi suspendeu aproximadamente 150 aglomerações realizadas em residências, chácaras e áreas de lazer durante fiscalizações. Esses números são do balanço das ações de abril divulgados pela Prefeitura Municipal nesta segunda-feira, 3, e são resultado de 1.926 fiscalizações em estabelecimentos e ações em propriedades particulares. As operações realizadas na cidade visam combater o avanço de casos da Covid-19. 

Conforme a Prefeitura de Gurupi, a força-tarefa também notificou 24 estabelecimentos comerciais, aplicou duas multas de inflação e fechou seis bares por falta de regularização. Também houve um hotel multado por promover festa clandestina no estabelecimento.

"Foram muitas aglomerações em festas clandestinas realizadas em residências, chácaras e outros locais de lazer. Isso nos chamou muito a atenção e nos deixa muito preocupados", comentou o coordenador da fiscalização municipal, Sargento Jenilson. Somente na última sexta-feira, 30, foram seis festas clandestinas interrompidas pelos fiscais em operação.

Com relação às aglomerações encontradas em ambientes particulares o Município lavrou quatro Termos Circunstanciados de Ocorrência por festas clandestinas em residências, conforme delito previsto no Art.268 pelo Código Penal Brasileiro, que diz que infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa, pode resultar em detenção de um mês a um ano, além de multa. 

Atuação 

Essas ações de fiscalização ocorreram em todas as regiões da cidade e também no povoado Trevo da Praia, com abordagens preventivas e orientações técnicas, além disso, o Município investiu na ampliação da fiscalização com uso de recursos tecnológicos como drones e câmeras de segurança.

Os órgãos que fazem parte dessas fiscalizações são a Vigilância Sanitária, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Departamento de Posturas, Diretoria de Meio Ambiente e Agência Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT) de Gurupi. Também conta com a parceria de órgãos estaduais com a  Polícia Militar (PM), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito (Detran) e o Procon Tocantins.