Em 2020, o Tocantins registrou 2.601.913 descargas atmosféricas, sendo que somente em dezembro caíram mais de 810 mil raios. O número de incidências é o maior em dois anos, já que em 2019 foram 2,1 milhões de raios e, em 2018, 895 mil descargas atmosféricas. Esses dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgados pela Energisa Tocantins, que faz um alerta sobre os cuidados necessários para evitar acidentes. 

Conforme a Energisa, em período chuvoso é fundamental tomar alguns cuidados para ficar em segurança e evitar acidentes. Entre as medidas estão, quando se está em casa, evitar manusear aparelhos elétricos com as mãos molhadas ou pés descalços, deve-se evitar com objetivos metálicos que estejam ligados à eletricidade, como fogões e geladeiras. Também é orientado a desconectar os cabos ligados a aparelhos eletrônicos. 

Já quando se está na rua, a orientação da Energisa é ficar longe de áreas abertas como campos de futebol, piscinas, lagos ou ainda árvores, antenas e locais elevados, evitar o contato com grades e objetos metálicos. Também não se deve abrigar-se em lugares descampados, próximo de postes ou embaixo da fiação elétrica. 

"Caso se depare com cabos rompidos ou outras situações na rede de energia, como árvores e objetos em contato com a rede elétrica, não se aproxime e entre em contato com a Energisa imediatamente. Enviaremos uma equipe técnica especializada que, de forma segura, vai solucionar o caso", afirma o gerente de Operação da Energisa, Alberto Cunha.