Com a volta às aulas da Rede Estadual de Ensino, em formato retomo devido a pandemia da Covid-19, a Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) realiza um acolhimento para a comunidade escolar. O Governo do Tocantins também anunciou a renovação dos contratos temporários dos profissionais da educação que atuaram em 2020 para esse ano letivo de 2021.

Conforme a Seduc, o acolhimento aos alunos, professores, técnicos e pais será realizado nesta segunda-feira, 3, data marcada para início do calendário acadêmico, a partir das 9 horas. O evento on-line será transmitido por meio do canal do YouTube da Seduc – TV Seduc Tocantins e terá a liberação da secretária da pasta, Adriana Aguiar, que dará as boas-vindas a todos os participantes. 

Durante o evento, a gestora da Rede Estadual, além de apresentar as bases do projeto escolar do ano letivo de 2021, que começa de forma online devido a situação da pandemia, também trará  apresentações dinâmicas e atividades culturais com o talento dos estudantes de diferentes Diretorias Regionais de Educação, Juventude e Esportes.

Essa é primeira vez que o acolhimento para o ano letivo será realizado de forma virtual, segundo a Seduc. O ano letivo de 2021 começa em  todas as 493 unidades de ensino estaduais que têm quase 150 mil estudantes matriculados.

Contratos

Ainda nesta quarta-feira, o governador, Mauro Carlesse, determinou que os profissionais da Educação que atuaram no ano de 2020, em regime de contrato temporário, tivessem seus vínculos renovados com o Estado para continuarem em atividade no ano letivo de 2021. Neste grupo, estão incluídos professores, merendeiras, auxiliares de serviços gerais e quadro administrativo. Desde 2018, a gestão estadual, conforme a Seduc, tem evitado a troca do quadro de servidores contratados.

Segundo a Educação Estadual, as contratações ocorrerão em conformidade com a demanda de cada unidade escolar, que é verificada de acordo com o número de estudantes matriculados. A escolha por manter esse mesmo quadro ocorre, principalmente, porque esses profissionais já conhecem a rede de ensino e receberam formação para atuação remota, além de conhecerem os projetos político-pedagógicos das unidades escolares. Essa medida também leva em consideração a manutenção dos servidores para evitar um impacto ainda maior durante a pandemia.

Remoto

Também na quarta, em reunião on-line do Comitê de Crise de Combate e Prevenção à Covid-19, realizada nesta quarta-feira, 28, a gestão informou que o calendário escolar foi preparado levando em consideração todas as modalidades de ensino, seja ela presencial, remota ou híbrida. “Estamos com várias frentes de trabalho: a frente de Biossegurança, que trabalha protocolos de saúde, estruturação do ambiente escolar e distribuição de EPIs”, disse Adriana Aguiar.