Um plano de fuga arquitetado por dois reeducandos da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota, em Araguaína, não teve êxito e foi frustrado por agentes prisionais que estavam de olho no comportamento de Hagailton Araújo Costa e Gildasio Silva Assunção. A ação foi descoberta nesta sexta-feira, 8.

Durante o banho de sol eles aproveitaram para escapar e se esconderam no forro do banheiro até que aparecesse a oportunidade para a fuga, inclusive pintaram de preto os sapatos, que são originalmente brancos e padronizados para todos os internos. A tinta foi obtida de uma caneta preta, que entrou ilegalmente na unidade. Além disso, foram encontradas com eles serras artesanais. A suspeita da Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju) é que a camuflagem seria uma tentativa de minimizar os riscos de identificação quando estivessem foram da unidade.

Segundo informações do superintendente do Sistema Penitenciário Prisional do Tocantins, Orleanes Alves de Sousa, por meio da Seciju, a ausência dos reeducandos foi notada apenas durante o procedimento de fechamento e revista dos pavilhões, por volta das 19 horas. Cães foram usados para a procura e captura da dupla.

Após a captura, os reeducados foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) e à Delegacia de Plantão para o registro da ocorrência. A SSP não confirmou se eles já retornaram para a unidade prisional.