A Secretaria Municipal da Saúde informou que os casos monitorados pela Vigilância em Saúde e Secretaria Municipal de Saúde são de duas jovens que estiveram no exterior e apresentaram sintomas em Palmas similares ao da infecção por coronavírus. Elas têm 22 e 26 anos, moram em Palmas e viajaram pela Europa visitando diversos países, inclusive a Itália, entre os dias 17 de fevereiro e 2 de março.

As duas retornaram para a capital tocantinense no dia 4 de março e no dia seguinte procuraram a Unidade de Pronto Atendimento Norte (UPA) com sintomas de febre, dificuldade para respirar e produção de secreção nasal. Conforme a Semus, elas realizaram exames e aguardam os resultados conclusivos em isolamento domicilair, mesmo não estando sentindo mais nenhum sintoma da doença. 

Como o coronavírus está se espalhando pelo País e ligando o alerta para pandemia, apresentando 77 casos confirmados até o início da noite desta quinta-feira, 12, o Ministério da Saúde publicou uma portaria com novas recomendações aos órgãos estaduais e municipais de saúde. De acordo com o documento, permanece a orientação que as pessoas só procurem os serviços de saúde se viajarem para outros continentes e chegarem com sintomas da doença, entre outras determinações.

Apesar do monitoramento dos casos suspeitos, a superintendente Vigilância em Saúde, Perciliana Bezerra, explicou na tarde desta quinta à equipe do Jornal do Tocantins, que não há motivo para alarde na população, principalmente após as fake news acerca do assunto. “Não existe paciente internado na nossa rede hospitalar, não existe óbito no Tocantins. A epidemia ainda não chegou no Tocantins e nós estamos nos organizando da melhor maneira possível”.