Dona Ana Benedita Cerqueira e Silva, mais conhecida como tia Naninha, está internada em hospital privado da Capital. Segundo a família, ela está se recuperando de uma infecção pulmonar e arritmia cardíaca.  Dona Naninha é a dona da famosa receita do biscoito amor perfeito, conhecido como quitute típico de Natividade, município a 200 km de Palmas, com quem aprendeu com a mãe ainda bem jovem.

A filha mais velha, Noemi Nunes Cerqueira, explicou nesta terça-feira, 12, que a mãe, que tem 79 anos, precisou ficar em leito Unidade de Terapia Intensiva (UTI) entre os dias 6 e 11 de setembro, mas que já apresentou melhora. “Ela teve pneumonia recentemente e teve uma reincidência. O pulmão ainda está fragilizado, tem ficar mais forte, mas ela está bem, sem tosse e sem febre. A pressão está normal, os batimentos também. Ela agora está só medicada para combater infecção que já regrediu”, explicou.  A filha explicou ainda que dona Naninha está andando, conversando, “mas se alimentando devagarzinho porque fica indisposta por ficar muito tempo deitada”, completou.

Os cuidados iniciais começaram ainda em Natividade, onde dona Naninha reside, depois que um médico da cidade a alertou para um ferimento não observado na barriga que teria sido provocado por uma picada de aranha. Ainda não há previsão de alta para dona Naninha.

Picada de aranha

O médico especialista em doenças tropicais, Alexandre Janoti, explicou que picadas de aranha normalmente causam problemas pontuais no local da picada. “Pode haver uma infecção secundária quando há perda de tecido e aí surgir uma infecção bacteriana no local. É claro que uma infecção bacteriana pode ser complicar com a disseminação pelo resto do corpo, mas isso é muito raro”, explicou o médico. Ainda de acordo com o especialista, a recomendação para estes tipos de casos é lavar o local da picada com água e sabão e procurar atendimento médico para avaliação da necessidade de tratamento para uma possível infecção.