Ordenamento territorial; Saúde, educação e meio ambiente com interface à mobilidade foram os temas das duas primeiras reuniões temáticas para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana Municipal (PlanMob), realizadas na tarde desta segunda-feira, 4, no Instituto 20 de Maio em Palmas(TO). A discussão da saúde neste contexto chamou a atenção para o papel da locomoção das pessoas pela cidade na saúde mental dos usuários de trânsito.

Os debates sobre os dois temas foram realizados em dois momentos e fazem parte do cronograma que segue até a próxima quinta-feira, 7, abordando sempre os eixos do transporte a pé, por bicicleta, coletivo e de cargas.

Para o professor universitário e doutor em psicologia, Luiz Cláudio Ferreira, debater a saúde das pessoas no contexto da mobilidade urbana é importante para identificar como a locomoção das pessoas pela cidade afeta na saúde mental delas, para subsidiar meios de minimizar essas consequências. “O pedestre não tem um transporte coletivo de qualidade, os ônibus em Palmas precisam ser refrigerados, o tempo que se demora em um ponto até a chegada do ônibus é enorme, existem inúmeras variáveis que são adoecedoras, são estressantes, e que garantem assim uma baixa qualidade de vidas das pessoas. Tanto quem usa veículos próprios, como quem transita a pé, utilizando o transporte coletivo, sofre e adoece mentalmente com esse contexto da cidade hoje”.

O especialista destaca também a importância do plano inédito para a cidade. “Esse plano de mobilidade urbana, vem tentar garantir para os próximos dez anos, uma melhoria na qualidade de vida das pessoas nessa cidade”.

Iniciado este ano e promovido pela Prefeitura de Palmas por meio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), o PlanMob já contou com audiências públicas, coletas populares e é o primeiro estudo do tipo a ser realizado na capital. Um dos seus resultados mais aguardados, é o subsídio para a realização de licitação do transporte público de Palmas, que há décadas vem sendo operado pelas mesmas empresas através de contrato. 

As demais reuniões vão abordar temas como “Segurança viária; transporte público individual e privado (aplicativos, fretamento, motofrete); mobilidade ativa - transporte a pé e bicicletas; transporte coletivo e outros.

As discussões por áreas serão realizadas durante toda a semana com representantes de diferentes organizações, instituições e associações convidadas.