Dados do Sebrae apontam que as micro e pequenas empresas representam mais de 99% das empresas registradas no Brasil e no Tocantins. O segmento movimenta mais de 12 milhões de negócios e responde por 52% dos empregos privados gerados no país. A importância do setor para economia e os desafios enfrentados serão debatidos no 3º Encontro do projeto Diálogos da Sustentabilidade que acontece nesta segunda-feira, 18, das 19 às 21h30, no auditório do Sebrae, em Palmas.

O evento terá como palestrantes, o engenheiro agrônomo e colunista de Sustentabilidade da CBN Tocantins e do Jornal do Tocantins, Ramis Tetu; o coordenador do curso de Administração do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), Sidney Soares; o diretor superintendente do Sebrae Tocantins, Moisés Gomes; e o advogado Jones Soldera.

A proposta é discutir a importância do segmento, ambiente de negócios, arcabouço legal e institucional, apoio de governos, burocracia, carga fiscal, crédito, capacitação empresarial, cultura empreendedora, gargalos para a abertura e sobrevivência de empresas, integração das estratégias nacionais e regionais de inovação, ciência e tecnologia e desenvolvimento e as micro e pequenas empresas.

Palestrantes

Para Ramis Tetu, os micro e pequenos empreendimentos têm uma importância estratégica para economia do país. “No espírito do projeto de trazer temas relevantes para o nosso desenvolvimento, tratar de micro e pequenas empresas, valorizar a sua importância estratégica na geração de empregos e a dificuldade que os pequenos empresários têm nesse ambiente de negócios extremamente complicado que o Brasil nos traz. A possibilidade de aliar o apoio às pequenas empresas com as estratégias nacionais e regionais de inovação, de ciência e tecnologia e desenvolvimento de uma economia menos monolítica, menos focada em poucos produtos, quem consegue fazer diversificação é a diversidade aqui do chão”, destaca.

Soares trará uma abordagem relacionada  ao enfrentamento que o empresário tem, seja na condução do próprio negócio ou quanto aos fatores externos que fogem ao seu controle. “Os desafios que enfrenta internamente relacionado à gestão de pessoas, agregação de valor de produtos, competição com a concorrência, estabelecimento de preços. Da mesma forma  os desafios que são externos, aqueles relacionados aos fatores do macro ambiente como a política e a economia, que atualmente são as duas forças que têm impactado grandiosamente sobre as ações das empresas no contexto geral, têm causado bastante impacto sobre os pequenos negócios”, destaca.

Para o superintendente os números do segmento mostra a relevância das micro e pequenas empresas para economia do país. “Por isso, é válida as reflexões que o evento irá propor, fortalecendo o debate sobre a necessidade de melhorar o ambiente de negócios das micro e pequenas empresas no Tocantins e no Brasil”, pontua Gomes.

O advogado Jones Soldera falará das dificuldades que os pequenos têm quanto ao acesso à Justiça. “Vou abordar sobre as dificuldades que as micro empresas e as empresas de pequeno porte enfrentam quando necessitam buscar o poder judiciário. As dificuldades que, muitas vezes, dificultam o acesso à justiça, em afronta a princípios constitucionais como custas elevadas, falta de informações, legislação muito dispersa e volumosa”, pondera Soldera.

Organização

O evento é uma realização do Grupo Jaime Câmara (GJC), por meio da rádio CBN Tocantins e tem como parceiros a BRK Ambiental e o Ceulp/Ulbra. Todo o evento será gravado pela equipe da CBN Tocantins e exibido em duas partes, uma no dia 23 e a outra no dia 30, deste mês. Sempre a partir das 10 horas na CBN Tocantins: Palmas (101,9 FM) e Araguaína (106,3 FM), que atinge mais de 60 municípios.

Programação

19 horas - Recepção dos participantes

19h30 – Fala geral do projeto com Tião Pinheiro – Coordenador de Jornalismo

19h40 - Palestra do consultor técnico do projeto Ramis Tetu

20 horas – Debate com o consultor do projeto Ramis Tetu; o coordenador do Curso de Administração do Ceulp/Ulbra, Sidney Soares; o diretor superintendente do Sebrae, Moisés Gomes; e o advogado Jones Soldera.

21h30 – Encerramento