As notas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) já estão liberadas nesta sexta-feira, 17, e muitos estudantes de Palmas mandarem muito bem na redação, um dos resultados mais aguardados pelos candidatos. A palmense Vitória Fiametti da Luz, de 17 anos, se surpreendeu ao ver a nota 980 na tela do celular logo depois de acordar de uma longa noite quase sem dormir devido a ansiedade.

“Eu passei a noite pensando nessa nota e fiquei muito surpresa, não esperava essa nota porque como mudou todo o sistema, eu achava que poderia ter fugido do tema ou colocado algo na proposta de intervenção que não tivesse nada a ver”, conta a estudante que terminou o ensino médio em um colégio particular de Palmas em 2019.

Logo que soube do resultado, Vitória compartilhou com a mãe que também ficou muito feliz e já esperava da filha estar chegando mais perto de alcançar seu sonho. “Eu quero fazer nutrição, sempre tive muita vontade, então vou tentar na UFT [Universidade Federal do Tocantins]”, explica, lembrando que também já passou em Educação Física, sua segunda opção, pelo IFTO, mas preferirá o primeiro curso caso consiga entrar na universidade.

Outra palmense que também chegou a 980 na redação, e pela segunda vez consecutiva, é a estudante Bárbara Hagewood, de 18 anos. Ela terminou o ensino médio em 2018 em um colégio particular e se guiou nos estudos pelo sonho de cursar medicina. “Eu fiquei muito feliz pela nota. Ainda não conseguirei medicina, mas estou chegando cada vez mais perto”, disse.

Para ter um panorama prévio das suas possibilidades, Bárbara conta que somou as pontuações de todas as áreas de conhecimento e dividiu por 5, chegando a nota de 766. “Como na UFT não tem peso no Sisu [Sistema de Seleção Unificada], o resultado ficará mais ou menos isso e no último ano a nota de corte para medicina era 780, então não acredito que irá diminuir muito”, explica.

Mesmo assim, a jovem afirmou que tentará usar a nota para o curso de medicina da Universidade Federal do Pará, onde a nota do Sisu fica diferente devido um percentual de aumento por ser uma universidade nortista. “Tenho esperanças e, caso eu não consiga, continuarei estudando”, frisa.

Em 2019, Bárbara passou um ano fazendo cursinho para auxiliar na nota, mas neste ano seu plano é estudar sozinha em casa, caso ainda não consiga entrar na universidade. “Eu sempre quis fazer medicina e vou continuar tentando”, finaliza.

A estudante Giselle Sales Borges, de 17 anos, também tem o sonho de fazer medicina e para isso estudou muito no último ano chegando ao resultado de 960 na redação. A tocantinense, natural de Gurupi e moradora de Palmas, terminou o ensino médio em 2019 e se surpreendeu com o bom resultado no Exame.

“Eu estava muito ansiosa, achei o tema muito diferente de todos os outros anos, surpreendente, mas dei o meu melhor, então tinha uma expectativa de tirar essa nota, mas sempre é uma surpresa”, conta.

A estudante compartilhou a conquista com a família e amigos e já tem bem definido o que quer. “Eu sempre quis medicina e vou para qualquer lugar se eu conseguir passar”, explica a jovem que jogará sua nota primeiro para universidades públicas.

Dicas

Cada uma das estudantes criaram mecanismos e se utilizaram de várias ferramentas possíveis para estudar e escrever uma redação digna de nota alta. Para Bárbara, o segredo é entender a estrutura do texto do Enem. “Eu sempre falo que redação não é saber escrever bem, ser fluente, óbvio que é importante ter leitura, mas é preciso entender a estrutura da redação e ir preenchendo elas. Para conseguir isso, tem que treinar muito, toda semana fazer uma redação, mandar para correção, revisar o que errou e quer aprender, é o que eu tenho feito e tem dado certo”, ressalta.

Vitória também compartilha do mesmo pensamento, além de ter criado um próprio modelo de redação. “Praticar muito faz toda a diferença, eu fazia uma redação por semana, isso é o mais importante, além de buscar um formato diferente, colocar citações, não enrolar muito. Eu montei o meu próprio modelo de redação, inclusive tenho gravado na cabeça e isso facilitou muito porque eu só ia adequando de acordo com o tema, vendo quais tópicos podia falar, que intervenção usar”, conta a estudante.

Já Giselle disse que estudou muito em casa e apostava nas revisões. “Tudo que passavam nas aulas, eu revisava sempre em casa e praticava com atividades extras”, complementa.

As três estudantes são alunas do professor de redação Paulo Martins “é um momento para muitos comemorar, é também de frustração para muitos, alguns que lutaram, mas ainda não alcançaram e outros que relaxaram ao longo do ano,

Professor dá dicas para quem quer melhorar a nota

Conforme anúncio do Ministério da Educação (MEC) nesta sexta-feira, 53 participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 obtiveram nota máxima na prova de redação, no entanto, 143.736 zeraram a avaliação. Por isso, o professor de Palmas, Paulo Martins, dá algumas dicas para aqueles que se sentiram frustrados por não alcançarem a nota esperada na redação. “É possível melhorar e muito a nota”, afirma.

Confira as dicas do professor em áudio abaixo: