O dia 28 de julho é uma data dedicada mundialmente à luta contra as Hepatites Virais, grave problema de saúde pública que afeta o Brasil e o mundo. A Hepatite é uma inflamação no fígado que pode ser causada por vírus, uso de remédios específicos, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. O Julho Amarelo, mês voltado à conscientização da população sobre as hepatites virais, alerta sobre a vigilância, prevenção e controle da doença.

De acordo com Caroline Costa, gerente estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, as hepatites nem sempre apresentam sintomas, por isso é necessário um cuidado redobrado. “Quando os sintomas aparecem, podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras”, afirmou.

Os tipos mais comuns da doença no Brasil, segundo Caroline, são provocados pelo vírus A, B e C, sendo que milhões de brasileiros possuem os vírus B ou C no organismo e não sabem. “Elas correm o risco de as doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite”, aconselhou.

O tratamento para a hepatite A é basicamente dieta e repouso. Seguido da maneira correta, o portador se torna imune à doença e os sintomas desaparecem em algumas semanas. Outra forma de tratamento são as vacinas, destinadas a crianças de um a dois anos de idade, introduzidas no calendário de vacinação infantil em 2014.

Para controle da hepatite B, o Sistema Único de Saúde realiza a imunização da população por meio de vacinas, disponíveis gratuitamente em qualquer posto de saúde. A Secretaria de Saúde do Tocantins alerta, no entanto, que o tratamento só tem efeito quando se tomam as três doses, com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda dose e de seis meses entre a primeira e a terceira dose.

O Tocantins registrou, somente no ano de 2018, 13 casos de Hepatite A, 138 de Hepatite B, 48 de Hepatite C e 1 caso de Hepatite E. No primeiro semestre de 2019 foram registrados 4 casos de Hepatite A, 66 de Hepatite B, 26 de Hepatite C e 1 caso de Hepatite D.

Programações

Além de iniciativas de prevenção realizadas ao longo do ano pela Secretaria da Saúde do Tocantins como distribuição de preservativos e testes-rápidos para todos os municípios cadastrados no Sistema de Controle Logístico de Insumos Laboratoriais (Sisloglab), algumas ações de prevenção estão previstas em municípios do estado até o próximo domingo, 28.

Em Palmas, as ações acontecerão nos Centros de Saúde da Comunidade (CSC) presentes em quadras e bairros. Na quadra 406 Norte (Arne 53), serão oferecidos testes rápidos para Hepatites B e C de segunda a sexta, no horário de funcionamento da unidade de saúde. Na quadra 503 Norte (Arno 61), também serão oferecidos testes rápidos e os pacientes serão orientados sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) enquanto aguardam consulta na sala de espera, durante todo o mês de julho. No CSC Laurides Milhomem, localizado no setor Jardim Aureny III, será realizada uma roda de conversa com profissionais de saúde sobre as hepatites virais e testagem de servidores na próxima segunda-feira, 29.

Já em Araguaína, a 370 km de Palmas, o dia D de combate as Hepatites Virais está marcado para o dia 14 de agosto, incluso em uma programação que contará com rodas de conversa, mesa redonda e palestras nas escolas do município entre os dias 12 e 16 de agosto.

No sul do estado, a cidade de Gurupi, localizada a 230 km de Palmas, está sendo mobilizada pela Campanha Mundial Hepatite Zero, promovida pelo Clube Rotary Internacional em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. As ações tiveram início na última quinta-feira, 26, e seguem até domingo, 4. A iniciativa consiste na realização de testes rápidos de segunda a sexta na Unidade de Saúde do setor Vila São José e na Policlínica do município. O encerramento da ação ocorrerá na Feira Coberta da Rua 7, das 7h as 11h.