Os linfomas são cânceres que ficam localizados no sistema linfático, que é o sistema de drenagem do corpo, composto de uma rede de vasos e pequenas estruturas chamadas nódulos linfáticos. A doença pode ocorrer em diferentes épocas da vida, com a incidência aumentando com a idade. Para alertar a população a respeito do assunto, é celebrado neste sábado, 15, o Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas.

Os linfomas são divididos em duas categorias: o Linfoma de Hodgkin – mais comum no adulto jovem dos 15 aos 40 anos, atingindo maior frequência entre 25 a 30 anos - e o Linfoma Não-Hodgkin – tipo mais incidente na infância, mas que duplicou nos últimos 25 anos principalmente entre pessoas com mais de 60 anos. A diferença entre os dois tipos da doença está nas características das células malignas.

“Alguns dos sintomas são crescimento de gânglios em pescoço, axila, mediastino, com possibilidade de acometer órgãos extranodais, como baço e fígado. Emagrecimento, anemia, indisposição, febre e sudorese”, explica o médico rádio-oncologista, Ismar de Rezende Junior.

Ainda conforme Rezende, não há uma causa específica, mas uma vida saudável é uma boa forma de prevenção.

Conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA) a estimativa de novos casos para 2018 é de 10.180, sendo 5.370 homens e 4.810 mulheres. No Tocantins, o INCA estima para este ano uma taxa de 0,82 casos de Linfoma Hodgkin para cada 100 mil homens e 0,13 para cada 100 mil mulheres; enquanto que para Linfoma Não-Hodgkin a taxa fica em 4,34 casos entre os homens e 2,16 para mulheres.