Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado na próxima segunda-feira, 20, acontecerão programações locais voltadas para a data. Em Palmas, Federação das Casas de Culto de Matriz Afro-Brasileira (Feccamto) realiza um ato público pelo respeito aos povos tradicionais e cultos de matriz africana, às 17 horas, no Parque Cesamar.

Segundo a organização acontecerão saudações dos Babalorixás e Yalorixás, Tambores, Roda de Capoeira, Apresentação de Sússia, Oficina de Turbantes com o Instituto Crespas e Música ao vivo. Uma roda de Conversa com tema “Quem é de Axé diz que é: Visibilidade, Direitos Expressão de Fé dos Povos Tradicionais” está acontecendo desde o dia 13 auditório da Defensoria Pública Estadual até a terça-feira, 21, das 14h às 17h30.

Também a partir de segunda-feira, 20, acontecem exibições gratuitas de documentários e filmes sobre a consciência negra no Espaço Cultural. Segundo a prefeitura, será a I Semana de Cinema Africano de Palmas.

Conforme programação divulgada, será exigido o documentário “Eu Não Seu Negro”, na segunda-feira, 20, às 19 horas (classificação 12 anos). Na terça-feira, 21, às 14 horas, o destaque será o documentário Mulheres Africanas - A Rede Invisível (classificação 12 anos). Na quarta-feira, 22, às 14 horas, será exibido o drama A Pequena Vendedora de Sol (classificação 10 anos) e na quinta-feira, 23, o documentário tocantinense A Umbanda é Luz, às 19 horas (classificação 12 anos). Esta última obra é do tocantinense Helen Lopes.

Homenagens

Na quarta-feira, 22, no Plenário da Assembleia Legislativa, acontecerá às 9 horas, sessão solene em homenagem à data, que marca dia da morte do líder dos quilombolas, Zumbi dos Palmares. Zumbi foi assassinado em 1965, e desde então, a data marca uma trajetória de luta pela libertação do povo afrodescendente no Brasil.

Durante a sessão, serão homenageadas pessoas ligadas aos movimentos sociais e pessoas que  desempenham relevantes trabalhos sociais e culturais, em prol da sociedade afrodescendente no Tocantins.