Acontece neste sábado, 17, o dia D da mobilização nacional da vacinação contra a poliomielite e multivacinação. No Tocantins, a estimativa da Saúde Estadual é vacinar 100.113 crianças com objetivo de imunização de 95% desse público-alvo. 

Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES), as unidades de saúde estarão abertas das 8 às 17 horas. Os  pais ou responsáveis devem comparecer as unidades de saúde com a caderneta de vacinação dos menores de 5 anos para a vacinação contra a poliomielite. 

Já as crianças e adolescentes menores de 15 anos, que não foram imunizados ou que estejam com a caderneta incompleta, precisam comparecer aos postos para a imunização, conforme o Calendário Nacional de Vacinação,

No caso da multivacinação, a SES informou que são ofertadas 14 tipos de vacinas, sendo BCG, rotavírus, poliomielite oral e intramuscular, pentavalente, pneumocócica, meningocócica, DTP, tríplice viral, HPV. 

Também estão disponíveis, segundo a SES, as vacinas contra febre amarela, varicela, hepatite A e meningite e infecções generalizadas causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.