O Dia D de Mobilização Nacional contra o sarampo e a poliomielite começou cedo em todo o Estado. Em Palmas, às 8 horas deste sábado, 18, pais já estavam nas unidades de saúde para proteger as crianças com a vacina contra os vírus, em alguma das 16 salas de vacinação disponíveis até às 17 horas.  A abertura oficial aconteceu no Centro de Saúde da Comunidade do Jardim Taquari e contou com equipe reforçada e até mascotes para animar as crianças.

O padeiro Milton Ferreira é pai do Kauã Gomes, de três anos, e chegou logo no início da campanha na unidade do Jardim Taquari para vacinar o filho. “Ele está com a vacinação toda em dia, o cartão completo, mas a gente precisa aproveitar o momento reforçar”, explica. O pai conta que soube da campanha através de um recado da escola do filho e preferiu ir já pela manhã para não ter mais que se preocupar.
 

 

#DiaD: O padeiro Milton Ferreira é pai do Kauã Gomes, de três anos, e chegou logo no início do dia D no Centro de Saúde da Comunidade do Jardim Taquari para vacinar o filho. O pai destacou que o pequeno Kauã está com a caderno de vacinação em dia, mas não custa aproveitar a campanha e reforçar a dose. O Dia D de Mobilização contra sarampo e poliomielite reforça a importância da vacinação nas crianças maiores de um ano e menores de cinco. Na Capital, 32 salas de vacinação estarão disponíveis até às 17 horas para imunizar as crianças. 📸: Elias Oliveira Saiba mais sobre a Campanha em todo o Estado no JTo online - link na bio 📲 #campanha #sarampoepolio #Palmas #Tocantins

Uma publicação compartilhada por Jornal do Tocantins (@jornaldotocantins) em

Todas as crianças com idade maiores de um ano e menores de cinco anos devem receber as doses, independentemente de sua situação vacinal, é o que reforça a gerente da Central de Vacinas, Elaine Katzwinkel. A gerente lamenta que a campanha ainda esteja com uma baixa cobertura, sendo que menos de 20% das crianças foram vacinadas, e destaca as estratégias que estão sendo programadas para melhorar a abrangência.

“Além da divulgação, na semana que vem estaremos indo aos Centros Municipais de Educação Infantil [Cmeis], onde está grande parte dessas crianças para vacinar. Para isso, avisamos os pais com antecedência com um bilhetinho no caderno da criança, e no dia combinado eles mandam o cartão de vacina e a autorização, e nós também vacinamos geralmente no fim do expediente, já quando o pai está indo buscar a criança, para poder acompanhar”, explica.

Ainda de acordo com Eliane, os pais que se negarem a autorizar devem estar cientes de que esse é um direito básico da criança, que é ser vacinada. “Caso aconteça, nós temos que utilizar os recursos necessários, como acionar o Ministério Público Estadual, o Conselho Tutelar, entre outros”, evidencia.

A campanha segue até 31 de agosto. 

Estado

Na Capital, na primeira semana da ação deste ano, que foi de 6 a 13 de agosto, em torno de 19% do público alvo foi imunizado, sendo que 3.262 crianças foram vacinadas contra a poliomielite e 3.189 crianças contra o sarampo. A meta é vacinar 17.397 crianças na Capital.

Em Gurupi, as 13 unidades básicas de saúde e Policlínica estarão abertas das 8 às 17 horas para receber as crianças. A meta no município é vacinar 4.917 crianças.

No Norte do Estado, em Araguaína, as 20 Unidades Básicas de Saúde estarão abertas das 8 ás 17 horas para atender o público alvo da campanha. A meta da coordenação municipal de imunização é vacinar 95% do público alvo, um total de 10.992 crianças. Desde que a campanha iniciou, até agora, 22% da meta foi alcançada no município, o que corresponde a pouco mais de 2.500 crianças vacinadas. 

Quem deve tomar

Este ano, a vacinação será feita de forma indiscriminada, o que significa que mesmo as crianças que já estão com esquema vacinal completo devem ser levadas aos postos de saúde para receber mais um reforço.

No caso da pólio, as que não tomaram nenhuma dose ao longo da vida vão receber a vacina injetável e as que já tomaram uma ou mais doses devem receber a oral. 

Para o sarampo, todas as crianças com idade entre um ano e menores de cinco anos vão receber uma dose da Tríplice Viral, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

Confira os locais de vacinação durante o Dia D na Capital

- CSC Arno 41

- CSC Arno 42

- CSC Arne 53

- CSC Arno 71

- CSC Loiane Moreno (Arse 24)

- CSC Francisco Junior (Arso 41)

- CSC Arse 82

- CSC Sátilo Alves (Arso 111)

- CSC Arse 131

- CSC Jardim Taquari - abertura oficial

- CSC Laurides Milhomem (Jardim Aureny III)

- CSC Alto Bonito (Jardim Aureny IV)

- CSC Eugênio Pinheiro (Jardim Aureny I)

- CSC Santa Fé

- CSC Bela Vista

- CSC Walterly Wagner (Taquaruçu)