Na última quinta-feira, 31, pediram demissão 16 médicos que trabalham no Hospital Regional de Paraíso do Tocantins. A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Médicos do Tocantins (Simed-TO) à Rádio CBN. Após o pedido, os profissionais devem entregar os cargos até este final de semana, no entanto, a direção da unidade estaria tentando um acordo.

As alegações dos profissionais para a medida conjunta seriam a falta de condições de trabalho, baixa remuneração e carga horária excessiva de trabalho, conforme o Simed. Todos os médicos que fizeram o pedido são contratados.

Segundo o Sindicato, os médicos estão saindo do Hospital aos poucos e já protocolaram o pedido efetivamente, mas todos os 18 deveriam deixar seus postos até domingo, 3. Conforme informações preliminares, a direção do Hospital estaria tentando negociar a permanência dos médicos pelo menos até a próxima sexta-feira, 8, devido as escalas já feitas.

Há ainda a previsão de uma reunião entre os profissionais e o secretário de Saúde na próxima semana, no entanto, isso ainda não foi confirmado.

O Jornal do Tocantins questionou o Governo do Estado sobre o assunto, além do número de médicos que trabalham no local e medidas a serem tomadas após essas demissões. A reportagem aguarda uma resposta.