O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) está sem emitir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) desde a última sexta-feira, 31, segundo autoescolas de Palmas. Por telefone, uma funcionária de uma autoescola que não quis se identificar, informou que 20 alunos que estão em processo de habilitação aberto não conseguiram retirar o documento nesta semana, prazo previsto para entrega.  Conforme a funcionária, o Detran não teria pago uma das parcelas que deve à fabrica responsável pela impressão de CNHs

A equipe de reportagem do Jornal do Tocantins esteve na sede do Detran em Palmas na tarde desta segunda-feira, 5, e constatou que a população não conseguiu retirar o documento. Caso da assistente administrativo, Milena Lima, que estava renovando a sua CNH.

A mulher terminou o processo de retirada de CNH na última terça-feira, 28, e o Detran, segundo ela, teria dado cinco dias úteis para a entrega do documento pronto. No entanto, ao ir no local nesta segunda, a Milena não o recebe. “Estou indignada. Paguei quase R$ 400,00. Vim buscar e não me deram nem previsão para entregar”, afirma. 

O motoboy Eduardo Ângelo da Nóbrega Torres veio buscar sua CNH no Detran na tarde desta segunda. Segundo ele, a partir do último dia 27, o Detran também teria o dado cinco dias úteis para receber o documento. Ao chegar lá, Torres foi surpreendido:  não recebeu o documento e o alegaram que talvez poderia ser entregue na próxima semana. “É uma pouca vergonha. Paguei tão caro e não recebi. Não estou podendo nem trabalhar, porque trabalho com a minha moto e não dá para andar irregular, né?”, questiona.

Em janeiro do ano passado a situação era igual: o Detran também não estava emitindo CNHs, e as autoescolas alegaram a falta de pagamento à gráfica responsável pelas impressões. Na época, os alunos que abriram processo para tirar a CNH, também não têm conseguido marcar as provas práticas e teóricas. 

A reclamação perdurou por muito tempo. Em março do ano passado, o Detran passava pelo mesmo problema. A reclamação mais constante era que o órgão não conseguia manter uma rotina de emissão do documento por um período regular, apesar de cobrar sua apresentação nas blitze, inclusive com a aplicação de multas para condutores que não apresentem a carteira de habilitação, ou estejam com ela vencida.

Em nota, o Detran-TO informou que houve um problema de ordem técnica que já foi resolvido e que nesta quinta-feira, 6, a impressão das CNHs foi reiniciada. "O Detran-TO destaca que o prazo legal para emissão das CNHs, a partir da entrega de todos os documentos e comprovação de pagamento,  é de 15 dias, mas que vem entregando aos usuários em até 5 dias úteis."