O Município de Araguaína comemora mais um aniversário neste sábado, 14, e chega aos seus 62 anos de história. A cidade ao Norte do Estado, entre os rios Andorinhas e Lontra, chegou a ser chamada de Capital do Boi Gordo e, hoje se denomina como a Capital Econômica do Estado. Tem o título de segunda maior cidade do Tocantins, ficando atrás somente da Capital, Palmas. 

Ocupada, primeiramente, por tribos da etnia Karajás, povoado começou com a chegada dos primeiros emigrantes em  1876. Na época, o pequeno povoamento passou a se chamar “Livra-nos Deus”, devido ao constante temor de ataques indígenas e de animais selvagens, logo depois ganhou o nome homônimo ao rio que a contorna, passou a chamar-se Lontra. Mais tarde se tornou distrito de municípios, na época, goianos, e se tornou “Povoado Araguaína” em homenagem ao Rio Araguaia que delimita a região. 

Já sua independência ocorreu em 14 de novembro de 1958, com a Lei nº 2.125, que criou o município de Araguaína. Atualmente, a cidade é conhecida pelo agronegócio e forte comércio, além dos pontos turísticos da Praça das Nações e do Parque Cimba, mas recentemente também a Via Lago, que se tornou um símbolo na cidade. 

Parabéns 

O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, parabenizou a cidade por mais um ano de emancipação e afirmou, que mesmo em um ano marcado por uma crise sanitária, o município tem muito que comemorar. “Em ano totalmente atípico, com um problema seríssimo que atingiu o mundo inteiro, nós conseguimos vencer e a cidade evoluiu. Avançou mesmo com a pandemia. Somos a cidade que mais criou empresas e gerou emprego no Tocantins”, disse o gestor. 

Em um vídeo, o prefeito da cidade ainda destacou que o futuro para o município é promissor. “O que fizemos nos últimos anos é para um planejamento em longo prazo.  Além de obras em andamento, para o próximo ano, existem muitos recursos deixados para melhorias na cidade”. 

“Parabéns araguainenses. Sei que todos nós temos muito orgulho de morar nessa cidade, que em minha opinião é a melhor cidade do Tocantins”, finalizou. 

Conforme a Prefeitura Municipal, neste ano, devido as eleições terem sido adiadas de outubro para novembro em razão da pandemia da Covid-19, as programações e ações para a celebração da data ainda estavam em avaliação. 

Aniversariantes

Além de Araguaína e Gurupi, que completa 62 anos neste sábado, essa data é marcada também por comemorações de emancipação política das cidades de Almas, Araguaçu, Brejinho de Nazaré, Dueré, Ponte Alta do Bom Jesus, Ponte Alta do Tocantins, Novo Acordo, Nazaré do Tocantins e Xambioá.

Entre os munícipes aniversariantes, Almas está entre os mais velhos com a chegada dos primeiros moradores em 1.734. Inicialmente chamado de “Arraial São Miguel de Almas”, com o tempo, localidade passou a se chamar Almas e o nome São Miguel ficando apenas como o santo padroeiro do município. 

Outros aniversariantes chamam a atenção por sua localização geográfica como Araguaçu, situada entre as bacias hidrográfica Araguaia e Formoso. No aspecto econômico, Ponte Alta do Bom Jesus, que já foi conhecida pela sua exploração do ouro e o comércio de gado e atualmente é destaque no turismo e geração de energia elétrica. Já Ponte Alta do Tocantins e Novo Acordo são conhecidos por fazerem parte da conhecida região do Jalapão, ambas como os portais de entrada para a região.

Também é destaque nesta data o município de Xambioá, na região do Bico do Papagaio, que se destaca pelo turismo e pela sua história como palco da Guerrilha do Araguaia. Além de um dos Carnavais mais tradicionais do Estado.