Em solenidade que começou às 14 horas de forma 100% virtual por causa da pandemia, e com transmissão ao vivo pelo canal no YouTube, tomou posse nesta segunda-feira, 1º de fevereiro, o desembargador João Rigo Guimarães como presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO) para a gestão 2021/2023.

“Quero conclamar a todos os representantes do Executivo: vamos carregar a bandeira da regularização urbana e rural, que depende do Estado para a convalidação dos títulos paroquiais”, destacou o desembargador na solenidade. Conforme informações do Judiciário, também fazem parte da mesa diretora os desembargadores Pedro Nelson de Miranda Coutinho e Etelvina Maria Sampaio Felipe nos cargos de, respectivamente, vice-presidente e corregedora-geral da Justiça, que terá como vice-corregedora a desembargadora Ângela Prudente, atual vice-presidente do TJTO. Tomaram posse ainda os desembargadores Helvécio de Brito Maia Neto, atual presidente do TJTO, como ouvidor judiciário; Eurípedes Lamounier, como ouvidor substituto; Marco Villas Boas, como diretor geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat); e a desembargadora Etelvina como diretora adjunta da Esmat.

Perfil

Natural de Pirenópolis (GO), na infância mudou-se pra Campinorte, também em Goiás, o desembargador João Rigo Guimarães formou-se em Direito pela Faculdade Católica de Goiás em 1979, sendo empossado juiz de Direito substituto em 1989. Casado com Maria das Neves Ribeiro da Costa Rigo Guimarães e pai de Guilherme, Gustavo e Surama Grazielle, o desembargador iniciou sua trajetória na magistratura tocantinense pela 1ª Vara Cível da Comarca de Araguaína, no Juizado de Pequenas Causas. Em 1991, foi titularizado na Comarca de 1ª Entrância de Miranorte.

Em 1992, foi promovido para a Comarca de 2ª Entrância de Taguatinga e, no mesmo ano, para a para a Comarca de 3ª Entrância de Paraíso do Tocantins.  Já em 1993 foi removido para a 1ª Vara de Família e Sucessões da Comarca de Araguaína, na qual permaneceu até 2014.

Convocado em agosto daquele ano para atuar no Tribunal de Justiça do Tocantins, na vaga deixada pelo desembargador Daniel Negry, tomou posse efetivamente no cargo de desembargador em 2015, ao ser eleito pelo Corte do TJTO pelo critério de antiguidade. Foi ainda vice-corregedor da Justiça na gestão 2017/2019 e corregedor-geral na gestão 2019/21.