A segunda etapa do concurso da Polícia Militar do Estado consistirá na realização de exame físico, pertinente ao exercício do cargo público, aplicado por comissão de profissionais habilitados em Educação Física que possuam registro no Conselho Regional de Educação Física.

Na terceira fase os candidatos serão submetidos à avaliação psicológica, que será aplicada por profissionais habilitados em Psicologia que possuam registro no Conselho Regional de Psicologia. E na quarta etapa será realizada a avaliação médica e odontológica do candidato, a fim de verificar os atributos de saúde necessários para o exercício do cargo. As três últimas fases serão realizadas apenas em Palmas.

A quinta etapa, de caráter apenas eliminatório, consistirá na realização de investigação Social do candidato, a fim de verificar sua idoneidade moral, vida pregressa e conduta incompatível para o exercício do cargo público. Na época que o edital foi lançado, a polícia informou que as outras fases do certame devem ocorrer até o final de junho deste ano.

A Polícia Militar arrecadou o total de R$ 6.444.091,08 com o pagamento da taxa de inscrição do concurso, que teve mais de 212 mil inscritos, dos quais 86.523 garantiram a disputa ao pagar a referida taxa.