O Jornal do Tocantins procurou Emiliano Alves de Aguiar, advogado do desembargador Ronaldo Eurípedes. Ele relatou que ainda não teve acesso ao inquérito, no entanto, acha que as imputações feitas ao seu cliente são improcedentes e, até certo ponto, levianas. “Nós vamos avaliar qual vai ser o melhor caminho para fazer a defesa dele. Porém, para tecer algo a mais, somente com acesso ao inquérito”, disse o advogado.

Na tarde de quarta-feira o desembargador participou de uma sessão no pleno do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO) e disse que era inocente.

Já Inez Ribeiro Sousa Borges, sua esposa, disse em depoimento à PF na quarta-feira pela manhã que “as acusações eram infundadas”. Ela também afirmou ser inocente.

A reportagem procurou o motorista e operador financeiro do desembargador, Luso Aurélio Sousa Soares, por meio de ligações telefônicas, no entanto, o seu celular estava desligado.

O ex-procurador de Justiça Clenan Renault também foi procurado e seu celular estava fora de área de cobertura. No entanto, o Jornal do Tocantins ao ligar para Fábio Bezerra, um de seus filhos, também envolvido na operação da Polícia Federal, constatou que Bezerra era advogado de seu pai.

Na ocasião ele afirmou que sua família, inclusive Juliana Bezerra, sua irmã, nunca tiveram relação com o desembargador. E que, inclusive, a única relação que o pai dele, Renault, teve com o magistrado foi institucional. E que a decisão a respeito do ICMS da cidade de Lajeado, envolvendo os dois irmãos, mencionado na reportagem acima foi decidida de forma colegiada, em um momento em que o ex-procurador já teria se aposentado.

A defesa de Eduardo Pereira, Duda, disse que a ação é um absurdo, tendo em vista que diversos habeas corpus foram negados por Eurípedes e que a decisão da soltura de Duda foi colegiada, inclusive com a concordância do Ministério Público Estadual (MPE).

O JTo não conseguiu localizar a defesa de Carlos Roberto Pereira, acusado da chacina de ciganos em Araguaína.

Toth

O nome da operação faz alusão ao deus grego Toth, marido da deusa egípcia da Justiça e do equilíbrio Maet. A investigação também faz correlação com a Operação Maet, deflagrada pela PF em 2010. De acordo com a PF, 13 mandados judiciais de busca e apreensão expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) estão sendo cumpridos em Palmas, Araguaína, Formoso do Araguaia, Mara Rosa (GO) e Teresina (PI).