A partir desta segunda-feira, 13, entra em vigor às 20 horas o decreto da Prefeitura de Palmas, publicado nesta sexta-feira, 10, no qual a prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro (PSDB) determina o fechamento do comércio da capital por 14 dias. De hoje até o dia 27 de julho os estabelecimentos que não são essenciais devem permanecer fechado ente 20 h e 5h do dia seguinte. A medida, conforme o texto, quer "diminuir a circulação de pessoas" no período noturno para o enfrentamento da pandemia de coronavírus (Covid-19). 
 
Havia expectativa de que a tucana decretasse toque de recolher geral, medida que ela antecipou no dia 25 de junho à TV Anhanguera. Conforme o decreto, as pessoas podem circular livremente pela cidade, a restrição se aplica apenas ao comércio, exceto os serviços médicos e hospitalares, farmácias e laboratórios, serviços funerários, de táxi e aplicativos, transporte de cargas e gêneros alimentícios, telecomunicação e delivery que podem funcionar normalmente. Os postos de combustíveis estão permitidos, mas sem o funcionamento das lojas de conveniência. 
 
Quem descumprir está sujeito a penalidades administrativas, cíveis e criminais. Se o estabelecimento repetir o descumprimento, poderá ter o alvará para a atividade comercial cassado. 
 
A fiscalização será feita pelas secretarias municipais de Segurança e Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais e Saúde, por meio da
Vigilância Sanitária.