Em uma coletiva que ocorreu na noite desta quarta-feira, 18, sobre o reflexo do caso confirmado de coronavírus (Covid-19) em Palmas, a prefeita Cinthia Ribeiro, juntamente com o secretário da Saúde (Semus), Daniel Borini e diretora de Vigilância em Saúde da Semus, Marta Malheiros, explicaram que o município irá publicar ainda nesta quarta novo decreto com mais normas visando evitar a disseminação da doença.

De acordo com Borini, as ações estão sendo arquitetadas pelo Centro de Operação de Emergência em Saúde (COE), seguindo o plano de contingência contra a doença elaborado em janeiro. “Desde janeiro a gente vem se preparando para esse momento, e temos um plano de contingência que informa todos os serviços organizados e os fluxos que irão acontecer da prestação de serviço da população e vigilância e notificações”, disse, destacando ainda que as equipes trabalham desde o início do ano para abastecimento da rede com insumos e equipamentos de proteção individual e atender adequadamente, e medicação.

O secretário afirmou ainda, mesmo sem dar detalhes, que a partir da próxima sexta-feira, 20, haverá um redimensionamento de toda a rede, seja da atenção primaria ou Unidades de Pronto Atendimento (UPA). “Isso é para evitar aglomeração de pessoas em nossos serviços. A partir de amanhã vamos divulgar o novo fluxo para que de fato em todas as unidades onde nosso usuário for eu tenha um menor nível de aglomeração de pessoas, mas desde que a gente preste o serviço que a população espera”, complementa, ressaltando ainda que haverá regulamentação para proteção do servidor, principalmente da rede de saúde.

Além dessas medidas, servidores que fazem parte dos grupos de risco, como idosos, serão remanejados dentro da rede ou encaminhados para home office, ou seja, trabalho em casa.

O decreto irá ainda reforçar as orientações para pessoas que estiveram em situação de risco como viagens a locais com casos da Covid-19, que fiquem em isolamento domiciliar por pelo menos sete dias, entre outras recomendações, conforme prescrição médica.

Serviços

No transporte coletivo, a prefeita ressaltou que a higienização dos veículos do transporte coletivo será intensificada, mas não comentou se haverá alteração na frota que atende aos usuários.

Já com relação ao comércio, haverá restrição no funcionamento, e as novas regras estarão explicadas no decreto municipal a ser publicado no Diário Oficial do Município.

Com relação às unidades escolares, que seguem sem aulas, Cinthia informou que a gestão estuda uma forma de auxiliar na alimentação dos alunos de baixa renda que faziam refeições no período escolar.