Debaixo de chuva, dezenas de fiéis devotos de São José saíram em carreata da Praça do Bosque, local onde houve a celebração da primeira missa da Paróquia em Palmas, em direção a atual igreja matriz, localizada na Quadra 604 Sul. Uma cerimônia de descerramento da placa em memória da celebração e apresentação da banda da Polícia Militar ocorreram no local antes da procissão, no fim da tarde desta terça-feira, 10.

O evento marca o início dos festejos do padroeiro da Capital em 2020 e rompeu com a tradição ocorrida nos anos anteriores, em que ocorria uma alvorada. O tema deste ano é "Silenciosos e servidores como São José" e de acordo com o Padre José Renilton da Paixão de Lima, pároco da Paróquia São José, é um chamado aos devotos a viverem a humildade e serem confiantes como o santo.

“Nós mesmos aprendemos ao longo desses anos a sermos perseverantes e confiantes. De tantos adjetivos que se pode dar a São José eu gosto muito quando se fala de 'pai da confiança', aquele que nos ensina a confiar em Deus e em seu plano quando ele se revela. Então para nós nesses 30 anos de paróquia São José tem ficado esse exemplo de humildade, de confiança, de esperança e de serviço", afirmou.

O alcance dessas e de várias outras virtudes do padroeiro são exemplos de vida para os fiéis devotos, que buscam passar os ensinamentos de geração a geração. O casal Vanlucy Correia e Diógenes Ferreira estiveram no momento de oração antes da carreata acompanhados das filhas Júlia, de 6 meses e Luísa, de 2 anos, e fazem questão de levar as crianças para todos os eventos da paróquia, onde participam há cerca 15 anos.

O tema chamou a atenção do casal, que sempre roga a Deus para que sua família cresça com esses princípios. “Nesse ano começamos na pastoral familiar e conseguimos ver que mesmo com as crianças isso não é um empecilho para estarmos inseridos na paróquia disponibilizando o nosso serviço para sermos instrumento de Deus para outras pessoas", pontua Vanlucy.

“Precisamos trabalhar o silêncio. Hoje em dia tudo é motivo de redes sociais, tudo é mostrado e aberto e às vezes precisamos desse silêncio e recolhimento para estarmos mais próximos de Deus", acrescenta o marido.

A coragem de São José é o que mais admira a devota Cassandra Maria Durães, 62 anos. A aposentada conta que participa do festejo há anos e que esteve presente na primeira missa da paróquia. A escolha do local, segundo ela, ocorreu por meio de uma votação na época. "Lembro que tinha muita gente, que estava muito calor. Aqui não tinha asfalto, nem praça, só algumas árvores é que permanecem até hoje”, descreveu.

Natural de Teresina, Cassandra foi criada em São Luís (MA), onde conheceu o Santo que na região é conhecido como São José de Arriba Mar e carrega a devoção até hoje. "São José é um 'cabra macho', alguém que se deve respeitar por ter criado e educado Jesus. Naquele tempo quando as mulheres engravidavam fora de um casamento eram apedrejadas e mortas e ele teve coragem de enfrentar tudo isso por Jesus”, disse.

Cassandra relatou já ter passado por muitas situações difíceis, mas acredita que elas fazem parte da vida e que sempre venceu as adversidades por meio da intercessão dos santos. “Todas as graças da minha vida foram alcançadas por meio da intercessão da Sagrada Família, que inclui Jesus, Maria e José. Eu digo que Jesus é minha luz, Maria a minha guia e meu amparo é São José”, finalizou.

Ao longo da semana de festejos ocorrem diariamente missas e novenas, seguidas de quermesses.  Além de leilão, bingo, shows e muita devoção. Confira a programação em detalhes:

11/03

2° dia da novena em honra a São Jose, com o tema: “Justos como São José” (com bênçãos aos esposos) celebrada pelo Padre Edionilson, seguida de mini-quermesse.

12/03

19h - 3° dia da novena em honra a São José, com o tema: “Chamados a ser discípulos missionários como São José” (com bênçãos aos filhos); 19h30 Missa, com Frei João Paulo, seguida de mini-quermesse.

13/03

19h - 4° dia da novena em honra a São José, com o tema: “Viver em defesa da dignidade como São José (com bênçãos aos jovens); 19h30 Missa; celebrada por Padre Paulo, seguida de mini-quermesse.

14/03  

19h - 5° dia da novena em honra a São José, com o tema: “Amorosos e pacientes como São José” (com bênçãos aos idosos); 19h30 Missa, com Padre José Renilton, seguida de grande quermesse com leilões, bingos e shows.

15/03

19h - 6° dia da novena em honra a São José, com o tema: “Fiéis e trabalhadores como São José Bênção dos trabalhadores e desempregados” (com bênçãos aos trabalhadores e desempregados);

19h30 - Missa, celebrada por Padre Cássio, seguida de grande quermesse com leilões, bingos e shows.

16/03

19h - 7° dia da novena em honra a São José, com o tema: Pacientes e confiantes como São José” (com bênçãos aos enfermos);

19h30 - Missa, conduzida por padre Edinei, seguida de mini-quermesse.

17/03

19h - 8° dia da novena em honra a São José, com o tema: “Simples e zelosos como São José” (com bênçãos aos colaboradores dos Festejos de São José); 19h30 Missa, celebrada por padre Jairon, seguida de mini-quermesse.

18/03

19h - 9° dia da novena em honra a São José, com o tema: “Piedosos e obedientes à Palavra de Deus como São José” (com bênçãos aos agentes de pastorais, movimentos e serviços da Paróquia);

19h30 - Missa, com padre José Renilton, seguida de grande quermesse, com leilões, bingos e shows.

19/03

16h - Carreata saindo da Paróquia Nossa Senhora do Monte do Carmo (108 Norte, Al 02, Lote 60), com destino a Paróquia São José, onde na chegada haverá a bênçãos dos veículos. Às 18h, missa solene de encerramento dos festejos de São José, patrono da igreja, padroeiro das famílias e de Palmas, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães (com a benção dos pães) e após quermesse, leilões, show musical e sorteio da rifa de um carro zero quilômetro.