Um dos cuidados necessários a serem feitos pelo dono de um animal de estimação que quer controlar o número de pets em casa é a castração. Em Gurupi, Sul do Estado, o procedimento é feito pelo Centro de Controle de Zoonoses (CZZ) que faz castrações de cães e gatos gratuitamente de segunda a sexta-feira. Segundo a Prefeitura Municipal, o órgão realiza cerca de 80 castrações por mês.

Procedimento

O veterinário Pedro Alexandre Alencar explicou que ao chegar ao CZZ, o animal é pré-anestesiado, depois anestesiado e é realizado o procedimento cirúrgico. Ao sair do Centro, o dono do animal já leva consigo a receita para a compra da medicação do pós-operatório e caso haja alguma intercorrência ele pode retornar ao CZZ. O veterinário ressaltou que a castração somente é efetivada caso o animal tenha realizado o exame para leishmaniose com resultado negativo.

Pedro Alexandre destacou ainda que se o animal for fêmea, não pode estar parida, amamentado, no cio, pois nessas situações podem ocorrer alguma complicação após a cirurgia e, tanto macho como fêmea, cães e felinos, devem estar em jejum de alimento e água. Os gatos têm que ir na caixinha. No caso dos cães, os donos têm que esperar até o fim do procedimento para levá-los de volta para casa.

CZZ

Segundo o coordenador CZZ, Henrique Alencar, quem tem animal e precisa do procedimento pode ligar no Centro através do telefone (63) 3313-3631 e agendar.

Henrique comentou que como em Gurupi existem grupos de cuidadores de animais abandonados, há uma parceria para a castração desses animais e um dia da semana é dedicado a eles.

O coordenador lembrou que 95% desses animais que ficam nas ruas têm donos e alertou para que as pessoas não deixem os bichinhos nas ruas e nem os abandonem. Caso os cuidadores não possam mais criar o pet, poderá entrar em contato com o CZZ que vai orientar para a doação. “Não recebemos animais saudáveis, mas temos uma lista de pessoas interessadas, então se não quer mais o bichinho vamos ajudar a encontrar um novo dono. Pedimos a colaboração da população para não abandonar os animais”, recomendou.