Um grupo criminoso especializado em furtos e roubos a estabelecimentos privados em todo o Estado é investigado pela Polícia Federal (PF) através da Operação Repouso Noturno.

Conforme a corporação, nesta quinta-feira, 13, aproximadamente 20 Policiais Federais cumprem dois mandados de prisão preventiva e três mandados de busca e apreensão, expedidos pela 4ª Vara Federal da Seção Judiciária do Tocantins, nas cidades de Gurupi e Divinópolis, sul do Estado.

Segundo a polícia, entre outros crimes, os investigados são suspeitos de terem praticado furto qualificado contra a Agência dos Correios no município de Abreulândia, no dia 21 de janeiro deste ano.

Além do crime contra à Agência dos Correios, os investigados são suspeitos de terem praticado dezenas de furtos contra estabelecimentos privados nos municípios de Abreulândia, Dois Irmãos, Divinópolis do Tocantins, Gurupi, Miracema do Tocantins e outras cidades do sul do Estado.

De acordo com as investigações, os suspeitos arrombavam os estabelecimentos alvos com o uso de ferramentas e em seguida subtraíam dinheiro, objetos e mercadorias.

A PF constatou que os investigados possuem diversas passagens policiais e condenações pela prática de vários crimes de roubos e furtos, inclusive tendo sido presos anteriormente por crimes da mesma natureza, e sempre que eram postos em liberdade voltavam a cometer os crimes.

“Ressalta-se que os investigados causavam um sentimento de medo e pânico pelos municípios onde passavam em razão da onda de crimes e arrastões que praticavam”, aponta o delegado de Polícia Federal, Hayder Martins, chefe da Operação Repouso Noturno.

A Polícia Federal ainda informou que o objeto central da investigação é a apuração da prática do crime de furto qualificado mediante a destruição e rompimento de obstáculo e concurso de agentes, além da produção de provas e informações úteis para o esclarecimento dos crimes praticados contra os demais estabelecimentos privados.

Caso sejam condenados, os investigados poderão ser responsabilizados com pena de até oito anos de reclusão.

Operação Repouso Noturno

Segundo a Polícia Federal, o nome da operação é uma referência ao modo como os autores atuavam, sempre à noite, durante o repouso noturno, se aproveitando do momento de descanso da população.