O Hospital da Unimed, que pertence a um dos principais planos privados de saúde da capital, contabiliza na manhã desta segunda-feira, 1º de março, 5 pessoas na fila para internação em UTI de combate à Covid-19. 

A situação levou o hospital a suspender todas os procedimentos eletivos do hospital até a situação se normaliza, segundo informa o diretor presidente da Unimed, Ricardo do Val. "As cirurgias eletivas, seja elas qual forem, estão todas suspensas.”

A medida inclui cirurgias simples, porque pode haver complicações e o paciente precisar de um respirador e o hospital não tem mais. "Nós não temos ventiladores suficientes para a demanda que está surgindo e não existe possibilidade de conseguir vaga em UTI para ninguém. Nem aqui nem em Goiás", afirma. Segundo ele, pacientes de Goiás tentam conseguir vagas em Palmas. 

O médico afirma que há previsão de apenas três vagas na UTI do hospital. “Estamos tentando transferir para outros serviços, inclusive fora do Estado, mas está difícil. Não há vagas em lugar nenhum.”

Uma das pacientes na fila para UTI é uma idosa de 78 anos. Paciente com plano nacional, da Unimed de Goiás, a paciente chegou a ser consultada no hospital, voltou para casa e se tratou por via oral, segundo uma das filhas, que também está com Covid-19 e está isolada em casa. Na sexta-feira, 26, a paciente voltou para o hospital e o quadro se agravou, com indicação de UTI, para ser intubada. Segundo a família, a matriarca não tem condições de ser transferida e enfrenta situação delicada no hospital.