Além dos últimos aumentos na conta de água no Tocantins, há um reajuste de 6,48% prestes a entrar em vigor na tarifa. A porcentagem deveria ter entrado em vigor em dezembro do ano passado, mas ainda não foi aplicada. A BRK Ambiental também pretende fazer uma revisão tarifária em 2018. As informações são do Ministério Público Estadual (MPE-TO).

Segundo o presidente da Agência Tocantinense de Regulação (ATR), Carlos Silveira, o órgão está concluindo uma análise de auditoria que justifica os últimos aumentos considerados extraordinários. A auditoria foi realizada por empresa contratada pela própria concessionária.

A ATR é responsável por fiscalizar, regular e controlar o serviço fornecido pela BRK Ambiental nos 47 municípios tocantinenses em que presta serviço. Ao presidente do órgão, a BRK Ambiental alegou que o percentual de aumento é correspondente a investimentos realizados até o ano de 2014 e que já existe previsão para outra revisão tarifária neste ano, o chamado Ciclo 2018, que será discutido e analisado.

A situação foi exposta na reunião do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor do Tocantins (SEDC-TO), nesta segunda-feira, 19. A entidade é composta por diversas instituições e órgãos ligados ao consumidor.

As reuniões ordinárias do SEDC-TO são trimestrais. A próxima está prevista para acontecer dia 25 de maio, onde será rediscutido o assunto da revisão tarifária, dessa vez com a participação da BRK Ambiental, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), da Agência de Regulação de Palmas (ARP), da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) e da União dos Vereadores do Tocantins (UVT).