Conforme a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de tratamento e distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto em 47 municípios do Estado, no período de estiagem, aumenta o consumo de água em até 1,5 vezes em comparação com o período de chuvas. Em Palmas, a média de consumo de uma pessoa é de 150 litros de água por dia, número acima do recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU) que é de 110 litros ao dia.

Por isso, segundo a empresa, são desenvolvidas ações para conscientizar a população para a economia de água e sobre como fazer a prevenção de vazamentos, que é o principal problema. Segundo o Instituto Trata Brasil (ITB), uma única torneira pingando perde, em média, 46 litros por dia. Isso significa 1.380 litros de água tratada que podem ser desperdiçados em um mês. A dica neste caso é verificar com frequência se as instalações da casa estão em boas condições., assim como verificação de válvulas de descarga nos banheiros até a procura por pequenos vazamentos internos indicados por mofo na parede.

Como medidas de economia, a BRK Ambiental orienta que a população tenha hábitos para um consumo sustentável como banhos de até cinco minutos; que sejam fechadas as torneiras enquanto estas não são utilizadas; que carro seja lavado uma vez por mês com balde. Regar o jardim e as plantas das 6 às 8 horas ou após as 19 horas também evita que a água evapore em excesso. A empresa ressalta que em caso confirmação de vazamentos, o consumidor pode, por conta própria, contratar um profissional para que faça o reparo para evitar o desperdício de água.