Com o slogan “Cuide bem de você, faça o teste do HIV. Use camisinha!”, a rede pública de saúde do Tocantins inicia já no próximo dia 1º de dezembro a campanha de combate a Aids e doenças sexualmente transmissíveis (DST), no mesmo dia em que é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

 O uso de preservativo e a testagem rápida do HIV, ambos disponíveis nas unidades de saúde do Estado, são algumas das formas de prevenção dessas doenças. De acordo com a responsável pela área técnica de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Hepatites Virais (DST/IST/Aids), Caroline B. Costa da Luz, além da Aids, os profissionais dessas unidades estão habilitados com uma técnina que também permite a avaliação para sífilis e hepatites virais B e C.

“Os testes rápidos estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde da maioria dos municípios do Estado e nos Serviços de Assistência Especializada – SAE (Araguaína, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Gurupi), Centros de Testagem e Aconselhamento – CTA (Araguaína e Palmas)”, informou.

A iniciativa contará com palestras educativas e divulgação nas redes sociais e veículos de comunicação. A Secretaria de Estado de Saúde (Ses) também incentiva a iluminação de prédios públicos conforme a Lei nº 13.504 de 07 de novembro de 2017, que institui a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Dados

O Tocantins possui 3.095 pessoas vivendo com HIV/Aids em tratamento, distribuídos nos Serviços de Assistência Especializada (SAE). Em 2019 foram notificados 254 casos de HIV e 50 casos de Aids, em 2018 foram 396 casos de HIV e 73 casos de Aids.