Os apoiadores do Diálogos da Sustentabilidade consideram a questão das queimadas de suma importância, tendo em vista que as discussões antecipadas geram uma conscientização coletiva na população, reduzindo danos que podem ser evitados. Para Denis Lacerda, diretor presidente da BRK Ambiental no Tocantins, os espaços de discussão com a sociedade são de extremo valor. “Participar destes espaços é essencial para compreender os desafios e colaborar com soluções, em todos os temas que envolvam as discussões ambientais”, destacou.

Diogo Pedreira Lima professor do curso de Engenharia Civil do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Itpac) de Porto Nacional destacou que o Tocantins no ano passado ocupou o quarto lugar no ranking nacional de queimadas, ficando atrás do Pará, Mato Grosso e Maranhão. “Enfrentamos incêndios que duraram mais de mês. Com as temperaturas que ultrapassam 40 graus, fortes ventos e sem chuva há muitos dias, no mês de setembro sempre surgem novos focos de queimadas no nosso Estado. É preciso buscarmos maneiras de reduzir esses índices”, pontuou.

Já o presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Tocantins (Sidifiscal), João Paulo Coelho Neto, destacou que o órgão vê a importância de apoiar eventos que gerem consciência ambiental nas pessoas. “Temos o intuito de aprimorar o pensamento coletivo, em busca de melhoria para a comunidade”.