Nas vias da Capital, muitas pessoas ainda não estão cientes da cobrança da nova tarifa de inspeção veicular ambiental e não sabem como recorrer para efetuar o pagamento e onde levar o veículo.

Na última quarta-feira, ao ir ao Detran para transferir o carro que estava alienado, a arquiteta Fabiana Barbosa de Paula, 41 anos, ficou surpresa ao ser informada que tinha que fazer a inspeção. “Foi uma descoberta desagradável. Ninguém no Detran me informou o endereço e não me deu informação de que eu tinha que pagar uma taxa de R$ 206,80. Foi um transtorno porque quando cheguei ao local da inspeção eu tive que imprimir o boleto, ir no banco pagar e voltar com o carro”, disse. Se não fosse pela taxa, Fabiana ia gastar R$ 75,82 coma transferência.

Também sem entender sobre a nova tarifa, o motorista de caminhão Adelar Roque Denes, 50 anos, procurou o Detran em busca de mais informações. “A intenção é boa porque polui menos o ambiente, porém é mais despesa, sem contar que os preços das taxas são sempre maiores que nos estados vizinhos”, relatou.

Inspeção

De acordo com portaria publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 4 de fevereiro deste ano, os veículos zero deverão ser submetidos à vistoria para o primeiro licenciamento/emplacamento, decorridos 30 dias consecutivos da data de emissão da nota fiscal da compra e venda, e também os com mais de três anos que serão submetidos à inspeção anualmente.

Mas o gerente de Planejamento do Detran, João Elói Cardoso, informou que a tarifa é válida para os veículos a partir do segundo ano de licenciamento anual, e que os condutores que já pagaram o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) antes de a inspeção entrar em vigor estão isentos da tarifa este ano.

Já em relação aos veículos que estão livres da taxa, Cardoso explicou que são aqueles previstos pelo Conama, por meio da Resolução n° 418/2009. “Os únicos veículos que ficaram fora dessa obrigatoriedade são os veículos militares, agrícolas e as máquinas de terraplanagem que trabalham na construção de rodovias”, afirmou.