Com 115 vagas para os cargos de cadete a oficial e soldado classe A (praça), o Concurso do Corpo de Bombeiros Militar tem alta concorrência com 15.917 candidatos inscritos para as provas, previstas para o próximo domingo, 27. O dado é do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), organizadora do certame, divulgado nesta terça-feira, 22. A empresa também liberou para consulta os locais de prova. 

Conforme o Cebraspe, dos mais de 15,9 mil inscritos, 12.531 são para o cargo de nível médio, aluno-soldado, e os demais 3.386 para superior, que é cargo de cadete. No que se refere à concorrência, para aluno soldado, a demanda é de 225.73 candidatos por vaga para cadete, que tem 15 vagas disponíveis no certame. No caso de soldado praça, com 100 vagas ofertadas pelo Corpo de Bombeiros, a concorrência é de 125.31. 

O certame ainda oferta duas vagas para mulheres no cargo de cadete, sendo que são 516 candidatas por cada vaga.

Provas

Conforme o tenente-coronel Maxuell dos Santos de Souza, vice-presidente da Comissão de Concurso, está tudo certo para as provas e uma série de medidas estará sendo tomada na data e em cada local de prova, para garantir a segurança de fiscais de provas e dos concorrentes.

 "Todos os cuidados com a segurança por conta da covid estão sendo tomados pela empresa que vai executar o concurso, inclusive, caso alguém não se sinta bem no dia, com sintomas semelhantes ao da covid, haverá uma sala própria para a pessoa fazer a prova", relatou por meio da assessoria dos Bombeiros ainda na segunda, 21.

Para participar do certame é obrigatório que os concorrentes estejam de máscara nos locais durante as provas. "A Cebraspe vai disponibilizar álcool em gel, mas cada um poderá levar também, desde que os frascos sejam transparentes, bem como o vasilhame para a água", completou.

As provas serão aplicadas em dois turnos. Pela manhã será a vez dos candidatos às vagas de cadete, com início às 8 horas e quatro horas de duração. Já a partir das 15 horas, será a disputa pelas vagas de Soldado Classe A.