Atualizada às 17:55

Apesar do alto número de faltosos de candidatos em dois cargos, a abstenção geral ficou em 35,27% e a Polícia Militar (PM) avaliou que a primeira etapa do cronograma para o concurso público ocorreu de forma tranquila e dentro do esperado. Dos 42.223 candidatos inscritos para concorrer às 950 vagas do cargo de soldado para o quadro operacional, 34,37% não compareceram aos locais de aplicação das provas. 

No balanço da PM sobre as provas, outros 54,63% dos inscritos para a categoria de praça da saúde não se apresentaram e dos candidatos ao quadro de praças músicos, a abstenção ficou em 60,90%.

Conforme o balanço da PM, 32 candidatos foram eliminados nos locais de provas por descumprimento das normas estabelecidas em edital. Entre as regras burladas estava o uso de celulares e relógios digitais durante a avaliação, objetos de material não transparente.

A PM informou que não houve nenhuma intercorrência com a segurança do processo seletivo durante as cinco horas de aplicação das provas neste domingo, 6. O certame ocorreu em 163 locais distribuídos em 19 municípios do Tocantins, além de Brasília (DF), que contaram com protocolos de segurança contra a Covid-19 como distanciamento, disponibilização de álcool em gel e lotação máxima de 50% da capacidade de cada sala.

Avaliação 

“A realização do certame ocorreu dentro do previsto, sem ocorrências registradas pela PM nos 163 locais de provas e com esse fim, a primeira etapa foi um sucesso, trazendo de volta a confiança e credibilidade nos concursos realizados pela Polícia Militar. Com a primeira etapa concluída, agora é seguir com o cronograma da empresa responsável pelo concurso e a Polícia Militar está confiante que realmente teremos um certame tranquilo e que em breve conheceremos nossos próximos guerreiros da PMTO”, relatou o  comandante-geral da PM. 

Para o governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, a tranquilidade durante o certame mostra a lisura do concurso e  lembrou que, em breve, serão realizados os concursos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil. “Teremos novos policiais em todos os 139 municípios, garantindo a segurança da população. A finalidade desses concursos é exatamente essa, levar mais segurança e, principalmente, fortalecer todas as corporações que fazem um trabalho extraordinário em prol desse Estado”, finalizou.

O concurso da Polícia Militar oferece mil vagas para soldados, sendo 950 para o quadro de praças, 25 destinadas ao quadro de músicos e outras 25 para área da saúde, sendo 20 para técnico de enfermagem e cinco para técnico em saúde bucal.

Próximas etapas

Conforme a PM, o cronograma de datas prováveis do concurso tem a divulgação do gabarito oficial preliminar da prova objetiva e o padrão preliminar de respostas da prova de redação para está terça-feira, 8, a partir das 19 horas. O período de interposição de recursos será da quarta-feira, 9, a quinta-feira, 10. A divulgação do edital de resultado final na prova objetiva e de resultado provisório na prova de redação ocorrerá no dia 29 de junho.

Após a divulgação do resultado final da prova objetiva, haverá as novas fases do concurso, que consistem no exame de capacidade física, avaliação psicológica e por fim investigação social e da vida pregressa. O resultado final do certame convocará os aprovados para o curso de formação na Academia Policial Militar Tiradentes.