Com a proximidade das festas do final de ano, as famílias começam a organizar os encontros, quase sempre acompanhados de muitas comidas e bebidas. A ceia do Natal é uma das mais espertas e fartas, sempre cheias de pratos diferentes, com variedades culinárias e alimentos e temperos especiais. Pensando em preparar a melhor ceia e ter os melhores alimentos, a advogada Ledina de Jesus se adiantou na hora das compras. 

Aproveitando o dia extra de abertura da Feira da 304 na Capital, nesta quinta-feira, 23, a advogada fez as compras com mais tranquilidade. “Ter um espaço melhor e mais tempo para fazer uma ceia mais bonita e gostosa”, comentou. Ainda para a advogada, adiantar as compras é também sinônimo de mais qualidade, ainda mais quando é em feiras com produtos naturais. 

“Comprar antecipado é melhor porque conseguimos escolher as melhores frutas, verduras”, relatou Ledina, quando também aproveitava para comprar oleaginosas de olho nas castanhas e nozes.  E a escolha por produtos naturais e leves para compor os meses da ceia é uma indicação da nutricionista Karla Christiane de Oliveira. “Não pode deixar de ter frutas e saladas variadas na ceia. Porque a fibra auxilia na saciedade e evita a compulsão alimentar”, relata a profissional. 

Entretanto, não é só comprar produtos naturais que deixam a ceia de Natal mais bonita e saudável, a segurança dos alimentos também é importante. A nutricionista e inspetora sanitária da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Silvana Teixeira, também repassou algumas dicas para as famílias, e orienta verificar na hora da escolha das frutas e legumes verificar se o alimento está com o aspecto bom, sem amassados. 

“Como as frutas são bastante usadas na elaboração de diversos pratos, a opção é usar as frutas frescas, olhar validade, temperatura de conservação no equipamento do supermercado, se congelado tem que estar rígido, higienizar quando chegar em casa”,  recomenda. 

Outra dica é, na hora de preparar os pratos, dar preferência aos temperos mais naturais. “A escolha de temperos naturais, como manjericão, alho, cebola, cheiro verde (cebolinha, coentro e salsa) e orégano ajudam a diminuir o uso do sal e deixa o alimento mais saudável e gostoso”, indica a nutricionista e inspetora sanitária da Semus, Silvana Teixeira

Para as carnes, a orientação é sobre a necessidade de verificar a conservação e refrigeração dos produtos. “Seja qual for à escolha das carnes que serão preparadas é fundamental que estejam condicionadas ou resfriadas em temperatura apropriada, além de precisarem apresentar cor e cheiro próprios. Ao sair do supermercado ir direto para casa para garantir a conservação de alimentos perecíveis”, relata.