Os comerciantes da rua SE 11, localizada na Quadra 103 sul, região central de Palmas, tiveram que abrir as portas dos estabelecimentos um pouco mais tarde neste sábado, 2. Isso porque a avenida estava com bastante lixo espalhado em frente ao comércio. A sujeira teria sido deixada por foliões que pulavam carnaval na noite desta sexta-feira, 1, em um estabelecimento que realiza o carnaval após polêmica na internet sobre o alvará de funcionamento do local.

De acordo com o lojista Renê Gomes Naciff a avenida agora está limpa por ação dos comerciantes. “Após tirarmos um pouco do lixo, os responsáveis pelo bar, onde ocorreu a festa, varreu a rua. Mas o grande problema é que tivemos que lavar todas as nossas calçadas porque os clientes estavam reclamando do cheiro de urina e fezes em nossas portas”.

O alvará para liberação do carnaval no bar ocorreu depois de um protesto nas redes sociais, porém, apesar da permissão, o comerciante afirma que a Prefeitura não se responsabilizou pela sujeira e nem mesmo pelos comerciantes do local que abrem as portas neste sábado. “Os donos do bar varreram a porta pela manhã, porém, o odor nas nossas portas está insuportável”, diz.

Na opinião de outro comerciante da avenida, Roberto Amaral de Assis a sujeira deixada pelos foliões na rua demonstra a irresponsabilidade e falta de respeito com o próximo e ao meio ambiente. “Não somos contra a festa, mas queremos que as pessoas respeitem o meio ambiente e os comerciantes. Infelizmente esse local não é para esse tipo de evento, porque é uma área comercial. Eu cheguei aqui para abrir as portas da minha loja às 7h e a rua estava cheia de lixo. Então nós ficamos preocupados com toda essa sujeira. Na segunda, quando chegarmos aqui, será que encontraremos a mesma situação?”, questiona o comerciante.

Assis ainda observa que nesta época de chuva, o lixo deixado na rua vai toda para a galeria pluvial. “Eles mandaram limpar só as ruas. Não existe a possibilidade de trabalharmos com a sujeira deixada em cima das calçadas”.

No último dia 26, dois alvarás de funcionamento para os blocos carnavalescos “Ao Varar da Meia Noite e Carnamujica” foram liberados para funcionar na rua SE 11. A autorização ocorreu depois que uma petição solicitando a licença do uso de espaço público para realização do carnaval de rua em Palmas circulou pela internet.

O assunto ganhou repercussão depois que o referido bar divulgou nas redes sociais que a Prefeitura de Palmas negou a autorização de música ao vivo em sua área externa, que faria parte da programação do pré-carnaval, marcado para 15 de fevereiro.

O Jornal do Tocantins tentou contato com os proprietários do bar, porém, as chamadas foram direcionadas à caixa de mensagem.