Apesar das incessantes informações da mídia e decretos do Estado e Município determinando o fechamento de comércios que não são considerados essenciais para a população, alguns comerciantes de Taquaralto, região Sul de Palmas, abriram as portas na manhã desta quarta-feira, 25. Entre os estabelecimentos abertos estava uma loja de departamento, ambulantes e até uma imóvel que passava por reforma.

Uma ação conjunta da Fiscalização Urbana de Palmas, Guarda Metroplitana, Defesa Civil de Palmas, Guarda Ambiental, Sesmu, Polícia Militar, Polícia Civil estiveram na Avenida Tocantins e fecharam os estabelecimentos, além de orientarem os presentes. A determinação é uma das medidas para evitar a disseminação do novo coronavírus, causador da Covid-19, doença que até a noite da última terça, 24, apresentava sete pessoas contaminadas e 49 casos em investigação somente em Palmas.

Na última terça-feira, 24, as equipes também estiveram nas ruas para fiscalizar quem estaria descumprindo o Decreto Municipal de nº 1.864/2020.  Percorrendo as principais avenidas da cidade, houve a abordagem de 85 estabelecimentos que mantinham as portas abertas, entre eles lojas de materiais de construção.

De acordo com a prefeitura, alguns dos comerciantes não queriam cumprir a determinação, e foi preciso atuação mais rigorosa das forças de segurança.

O decreto municipal estabelece o fechamento dos seguintes segmentos do comércio:

-lojas e comércios em geral;

- shopping centers;

- distribuidoras de bebidas que mantenham venda a varejo em balcão;

- lojas de conveniência de postos combustíveis;

- concessionárias de automóvei;

- cinemas;

- clubes;

- academias;

-bares;

- restaurantes;

- boates;

- teatros;

- casas de espetáculos;

- casas de eventos, entre outros.

Também não podem ser realizadas reuniões e/ou atividades sujeitas a aglomeração de pessoas, sejam elas governamentais, artísticas, esportivas e científicas do setor público, sendo as medidas adotadas recomendadas ao setor privado, somando-se as atividades comerciais e religiosas.