Alunos de diversos câmpus do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) estão na Capital numa verdadeira imersão nos conhecimentos científico, tecnológico e cultural, proporcionado pelo Identidade IFTO. A programação diversificada conta com o Planetário Móvel Inflável no qual o público pode fazer uma viagem em 360º no sistema solar, conhecer as características de cada planeta e seus satélites. O evento acontece no câmpus da IFTO.

“Foi uma experiência muito boa e interessante conhecer o sistema solar, a quantidade de planetas e luas. Coisas que a gente aprende superficialmente na escola”, disse o estudante de Agropecuária do câmpus de Colinas, Jadson Martins, que estava com os colegas de curso João Victor Mendes e Arthur dos Santos. “O que a gente viu aqui desperta a curiosidade de saber mais. Já sai daqui com a vontade de pesquisar e aprofundar o assunto”, complementou João Victor.

O planetário móvel é um projeto educacional itinerante da Agência Espacial Brasileira executado pela Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologias Espaciais (Funcate) em parceria com o Planetário de Brasília. As sessões guiadas acontecem nesta quarta, 20, até às 22h30, e nesta quinta, 21, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

Espaço Inovação

O Espaço Inovação contempla, além da mostra científica e do III Desafio de Robótica, o II Hackathon focado na construção de novas soluções tecnológicas para segmento que apresente alguma carência de inovação. “É um desafio de hackers onde nove equipes se inscreveram para desenvolver soluções para o setor produtivo, tendo a  mesma temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ‘‘Bioeconomia e Indústria 4.0’. Eles foram a campo, identificaram problemas e vieram para cá com uma ideia. Aqui eles ficam 24 horas trabalhando as possíveis soluções, eles vão sendo orientados por um conjunto de mentores que orientam como melhorar cada projeto e no final tem que validar o produto desenvolvido”, explicou Hellen Souza Luz, coordenadora de Prospecção de Projetos do IFTO, adiantando que o Instituto continua apoiando os estudantes no sentido de colocar o produto no mercado.

IFestival

O Identidade IFTO propicia a oportunidade para os alunos da instituição mostrarem seus talentos artísticos na 6ª edição do Festival de Talentos Estudantis (IFestival). O primeiro dia de evento foi dedicado às artes visuais e à dança; nesta quinta, 21, os alunos mostram seus talentos para poesia, audiovisual e teatro. “É uma mostra de talentos estudantis que contempla apresentações artísticas de seis modalidades: cinema, teatro, dança, música, artes visuais e poesias e prosas. São cerca de 350 alunos dos onze câmpus, muito talentosos”, ressaltou a coordenadora de Arte e Cultura do IFTO, Anne Raelly.

A estudante de Sistemas de Informação do câmpus de Paraíso do Tocantins, Giovana Martins, juntamente com os colegas de curso fez uma apresentação de dança desde o rock dos anos 60, ao pop dos anos 80, rap e às modinhas, . “Aproveitando o tema do Identidade que é ‘O tempo não para’ fizemos uma viagem pelos ritmos de várias épocas. Um resgate mesmo e a galera curtiu”, disse.

O Identidade IFTO congrega quatro eventos em um: a 10ª Jornada de Iniciação Científica e Extensão (Jice), a 6º edição do Festival de Talentos Estudantis (IFestival) e, pela primeira vez, o Integra IFTO e o AfroIdentidade. O Identidade IFTO segue até sábado, 22, confira a programação completa.