Com aplicação em 32 unidades penais do Tocantins, 542 custodiados farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 23 e 24 de fevereiro, conforme prevê o edital do o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Esses presos inscritos no exame participam da etapa do Enem para adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa, o Enem PPL.  

Conforme a Secretaria Estadual da Cidadania e Justiça (Seciju), o número de inscritos no Enem PPL 2020 é o maior nos últimos quatro anos e contou com a articulação de equipes multidisciplinares das unidades penais. Os dados do próprio Inep mostram que o aumento de inscrições ocorreu um crescimento progressivo nos últimos anos, sendo, 266 inscritos em 2017, 395 em 2018, 480 em 2019 e os 542 dessa última edição 2020, que foi adiada nacionalmente para todos os candidatos devido à pandemia da Covid-19. 

A Seciju informa que das 32 unidades com custodiados inscritos para o Enem PPL, 18 possuem turmas de extensão da Educação para Jovens e Adultos (EJA). Em 2020, o Tocantins ocupou o 5º e 6º lugares no ranking nacional de presos em atividades educacionais e de trabalho. Ainda segundo a Secretaria, uma triagem levantou o número de presos com ensino médio completo ou em conclusão no ano de inscrição no Enem para a participação na edição do Exame. 

 “A educação pode ser um elemento transformador de vidas e, por isso, um dos pilares primordiais trabalhado no Sispen, buscamos possibilitar acesso ao ensino formal, destaco que muitos finalizam o ensino médio na Unidade Penal. Diante disso, a participação das pessoas privadas de liberdade no Enem PPL é uma possibilidade do custodiado ingressar no Ensino Superior dando continuidade aos estudos. Este é um dos nossos grandes objetivos, previsto em Lei, a fim de promover meios para que o preso aumente sua escolaridade", explicou o superintendente da Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional (Sispen).