Com a volta das aulas presenciais previstas para setembro, a Rede Municipal de Ensino de Porto Nacional começou a preparar as escolas para receber os alunos implantando placas informativas, sinalização de distanciamento, instalação de lavatório e disponibilização de álcool.  Para essas adequações, a gestão investiu cerca de R$ 351 mil em 29 escolas municipais.

Conforme a Secretaria Municipal da Educação, inicialmente o retorno presencial será híbrido, com períodos de aulas presenciais e remotas, além de ser facultativo aos pais dos alunos. 

A Educação Municipal informou que as preparações das unidades visam a segurança dos alunos, professores e demais servidores da rede municipal de educação. Após ficarem fechadas por mais de 12 meses, devido à pandemia da Covid-19, cada unidade escolar criou comissões próprias para elaboração do Plano de Retorno das Aulas Presenciais.  Estes planos abrangem questões estruturais, como  quantidade de alunos por turnos e metodologia das aulas. 

Ainda segundo a gestão municipal, dentre as adaptações estruturais que estão sendo realizadas nas escolas estão a  disponibilização de álcool em gel 70%, sabão e papel toalha, instalação de placas informativas, sinalização de distanciamento físico, instalação de lavatório na entrada das escolas, instalação de lixeiras com tampas, além de dedetização e sanitização que serão realizadas constantemente nas unidades. 

Além dessas adaptações físicas, em todas as unidades escolares serão realizadas ações como aferição de temperatura de alunos, professores e demais funcionários com orientações sobre o uso correto do álcool em gel e a obrigatoriedade do uso da máscara.

A Educação de Porto Nacional também realiza a manutenção da frota do transporte escolar a partir do recurso do Termo de Repasse Financeiro Extra assinado entre o Município e o Estado. O valor de  R$120 mil será repassado em duas parcelas e terá destinação exclusiva para manutenção da frota do transporte escolar do município como pagamento de imposto e taxas, serviços de mecânica elétrica e hidráulica, além de aquisição de peças, reformas em geral e abastecimento.