Com sete dias úteis de vacinação contra sarampo no Tocantins, em consonância com a Campanha Nacional, aproximadamente 30% dos jovens de 20 a 29 anos que fazem parte da meta estão imunizados. Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a expectativa é que 24.230 pessoas da faixa etária sejam vacinadas, mas até agora 7.296 compareceram a uma unidade de saúde e tomaram a tríplice viral.

A segunda etapa da Campanha, voltada especificamente para o público jovem, teve início no último dia 18 e será finalizada com o dia D de vacinação no próximo sábado, 30. A babá, Cirlete Silva Ribeiro, 24 anos, demorou um pouco, mas não faltou com o que ela considera obrigação. “Eu fiquei sabendo da campanha e vim para vacinar, ainda mais que perdi meu cartão de vacina quando mudei para Palmas há um ano e não sabia se precisava tomar ou não. A gente precisa se prevenir, ainda mais com essas viagens de fim de ano”, comenta. A jovem reiniciou o esquema de vacinação e tomou a primeira dose contra sarampo, além de mais três vacinas necessárias para sua faixa etária.

De acordo com a SES-TO, o objetivo desta etapa é chamar o público para avaliação do cartão de vacina e imunizar aqueles não tenham feito o esquema de vacinação, com duas doses contra sarampo. A enfermeira da gerência de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Diandra Rocha, explica que a campanha de vacinação é seletiva. “Nem todas as pessoas nesta faixa etária serão vacinadas, quem já tem as duas doses, que contém o componente do Sarampo não precisam se vacinar, para saber basta procurar uma Unidade de Saúde para avaliação do seu cartão de vacinação”.

No Centro de Saúde da Comunidade da quadra 405 Norte, por exemplo, a procura pela vacina tem sido grande, mas nem todos se vacinam. Isso porque muitos vão ao local com o cartão e descobrem que já estão devidamente imunizados. Conforme dados da unidade, na última segunda-feira, 25, 14 pessoas foram até o centro para se vacinar, mas não precisaram, contra 10 que precisaram tomar a primeira ou segunda dose.

Palmas

O Município conta com 32 postos de saúde abertos para vacinação contra sarampo. A maioria dos centros abre às 7 horas, mas alguns tem horário dinâmico, com abertura às 8 horas e imunização até às 21 horas, pensando naqueles que trabalham o dia inteiro.

Meta

Na primeira etapa da campanha o Tocantins, ainda segundo a SES, ultrapassou a meta de vacinação das crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias) com 101,69% de cobertura contra o sarampo, e está entre os 14 Estados que superaram o índice de 95% das crianças vacinadas, sendo o único da região norte a bater a meta.

No Estado 98% dos municípios atingiram a meta de mais de 95% de cobertura vacinal proposta pelo Ministério da Saúde, 23 municípios atingiram menos de 90% e 18 municípios entre 90 e 95%. Os dados divulgados mostram que 67.387 crianças foram imunizadas.

No Tocantins, conforme a SES, a pasta registrou 53 casos suspeitos de Sarampo, porém não foram confirmados, apenas dois casos ainda continuam em investigação do Estado.