A dona de casa Luzia Costa já está esperando há mais de 30 dias para conseguir realizar o exame da orelhinha em sua neta, que já tem um mês e quinze dias de vida. “As crianças precisam fazer esse exame antes dos três meses, mas sempre temos a mesma resposta: o equipamento está estragado”, conta a avó, que diariamente está em contato com o Hospital e Maternidade Dona Regina na busca pela realização do exame.

A avó relatou que ouviu que o aparelho já está há três meses sem funcionar. Em nota a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que o aparelho que realiza o teste da orelhinha na unidade hospitalar foi enviado para manutenção e aguarda retorno da empresa.

Conforme a pasta, os bebês que nascerem durante este período serão agendados para realização do exame e não ficarão sem assistência. A SES ainda disse que adquiriu cinco novos aparelhos para realizar os testes de orelhinha e que o processo licitatório está em fase de conclusão, aguardando a publicação em Diário Oficial.

Teste da orelhinha

O teste é realizado com o bebê dormindo, em sono natural, indolor, não machuca e não tem contraindicações. O exame consiste na colocação de um fone acoplado a um computador na orelha do bebê que emite sons de fraca intensidade e recolhe as respostas que parte interna da orelha do bebê produz. O procedimento deveria ser feito nas primeiras horas de vida do recém-nascido.