Uma ação integrada com policiais civis das delegacias dos municípios de Itacajá e Pedro Afonso, com o apoio de integrantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) apreenderam na tarde da última terça-feira, 12, munições de calibres variados, bem como de uma camionete Toyota, Hilux. A apreensão ocorreu na aldeia Indígena Kapej, que fica na reserva indígena da Etnia Krahô, localizada entre os municípios de Itacajá e Goiatins.

De acordo com a Polícia Civil, os indígenas fizeram barreira em uma estrada vicinal que passa pelo local com o objetivo de barrar a entrada e o transporte de bebidas alcoólicas, drogas, animais silvestres na aldeia, além se prevenirem do contágio do novo coronavirus (Covid-19). Na barreira eles abordaram, na última segunda-feira, um funcionário de um comerciante de Itacajá que estava em uma caminhonete e, dentro dela, os indígenas encontraram, debaixo do banco do motorista, um porta óculos contendo 17 cartuchos de munição calibre 38, 12 (doze) cartuchos 9mm; 5 (cinco) munição calibre  .22; e 14 (quatorze) munições calibre .25 auto.

Os indígenas deixaram o homem ir embora, mas a Polícia Civil e a Funai foram acionadas. Após a autoridade policial ouvir o cacique da aldeia Kapej e outros caciques das aldeias vizinhas, os indígenas entregaram os objetos apreendidos e uma carta com reivindicações sobre a situação.

Os objetos foram levados para a Central de Atendimento de Pedro Afonso e será aberto procedimento investigativo para apurar a possível prática do crime de porte ilegal de munição e também para localizar o homem que portava as munições, bem como para confirmar a quem pertence à camionete apreendida.